Edufal lança livro sobre Padre Cícero do Juazeiro

17/06/2009 08h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h52

Jenifer Leão – jornalista

“Padre Cícero do Juazeiro: condenação e Exclusão Eclesial à Reabilitação Histórica” é o título do mais novo livro do padre Manoel Henrique de Melo Santana, que será lançado na próxima quinta, 18, às 20h, durante o Seminário “Os Beatos e seu Lugar na História Brasileira”. O lançamento da obra integra a programação do seminário promovido pelo Cesmac, que acontece entre os dias 18 e 19 de junho, no auditório Farmácia Escola, na Praça do Centenário.

Publicado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), o livro conta a história de vida e obra eclesiástica do beato de Juazeiro. Padre Manoel desvenda o percurso que levou Padre Cícero a ser venerado por romeiros, perseguido pela Igreja e a sua recente reabilitação perante o Santo Ofício. Segundo o autor, está ganhando força a tese de canonização do padre cearense, “este livro se insere num momento histórico favorável à causa de padre Cícero. O cardeal Ratzinger, hoje Bento XVI, solicitou ao Brasil melhores informações sobre Padre Cícero. Mais tarde ainda, a matriz do Juazeiro, tornou-se pelo Vaticano, Basílica Menor”.

O livro

A contracapa, escrita pelo professor Douglas Apratto Tenório, traz “o autor persegue uma melhor compreensão do padre-mito em seu habitat sertanejo, o papel saliente que ele exerceu, e exerce ainda, na vida do Nordeste, a incompreensão e as injustiças que sofreu em seu apostolado, até as penalidades sofridas, as acusações de heresia e a suspensão das ordens sacerdotais pelo Sacro Colégio.” E questiona:  “Como deixar de reconhecer ser ele o líder espiritual inconteste do povo nordestino? Como desprezar a fidelidade, ano após ano, de milhares de devotos espalhados pelo país, que chegam de todos os lugares, a pé ou em caminhões pau-de-arara, para pedir ou agradecer graças a pretensos milagres?”.

O autor

Padre Manoel Henrique de Melo Santana é formado em Teologia e Filosofia e tem mestrado em Ciências da Religião (Unicap). Foi Reitor do Seminário de Maceió e Presidente da Comissão Nacional do Clero, na CNBB. Atualmente é pároco da Igreja de São Pedro Apóstolo, na Ponta Verde. Leciona Teologia no Seminário de Maceió e no Curso Superior de Teologia (Cesmac-Arquidiocese de Maceió) e é coordenador da primeira Pós-Graduação em Ciências da Religião.