Começou o III Congresso Nordestino de Educação Médica

30/06/2009 08h18 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h53
Abertura do Conem

Diana Monteiro – jornalista

O III Congresso Nordestino de Educação Médica foi aberto, nesta quinta-feira, 9 de junho, às 19 h, com as presenças da reitora Ana Dayse Dorea e da profª Rosana Vilela, diretora da Faculdade de Medicina da Ufal, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). Cerca de 700 pessoas entre alunos, professores de Escolas de Medicina de toda a região Nordeste, além de profissionais de saúde envolvidos no ensino médico estão participando do evento.

Nesta sexta e sábado, 10 e 11 de julho, o Congresso prossegue com tema central "Educação Médica para Além dos Muros". A programação é atrativa, com conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentação de trabalhos. Organizado pela Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal, em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Associação Brasileira de Educação Médica (Aben/Nordeste), o evento contará com a exposição ou apresetanção oral de 116 trabalhos.

O objetivo do congresso, segundo o coordenador Francisco Passos, da Famed, é fortalecer as mudanças curriculares em andamento, principalmente com ações de integração do ensino aos cenários de aprendizagem voltado para a atenção básica.

Novo currículo

O curso de Medicina da Ufal teve novo currículo implantado há quatro anos e apresenta características bastante diferentes ao antigo currículo, tido como de natureza hospitalocêntrico, teórico e centrado no professor. Francisco Passos explica que o novo currículo diversifica os cenários coletados do aluno com a comunidade, dá ênfase à prática e é centrado na prática do aluno.

“Já a partir do primeiro ano do curso o aluno começa a ter contado com a comunidade através de estágios em unidades básicas de saúde, hospitais, dentre outros. Outra ênfase do novo currículo são os aspectos ético-humanísticos, diferente do antigo que era centrado nos aspectos biológicos”, complementa Francisco.

Inscrições para o Conem

As inscrições para o congresso devem ser feitas no Banco Unicred, localizado na Av. João Davino, Mangabeiras, e têm valor diversificado: estudantes associados à Aben, R$30; estudantes não associados, R$40; pós-graduando associados,R$50; e pós-graduando não associados, R$60; profissionais associados à Aben, R$60; e profissionais não associados, R$80.

A programação do evento está anexa. Mais informações no site.