Aluno de Ciência da Computação apresenta trabalho na Itália

04/06/2009 10h30 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h49

O aluno Pedro Bispo da Silva Santos, do curso de Ciência da Computação da Ufal, apresentou o artigo Modeling JADE Agents from GAIA Methodology under the perspectivie of the semantic web, no 11th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), realizado em maio último, em Milão/Itália. Esse é um dos mais importantes eventos internacionais da área de Inteligência Artificial, sendo reconhecido por órgãos qualificadores como a CAPES e contou com a presença de pesquisadores de grandes centros de pesquisa e de representantes de empresas, como a Yahoo e a Google.

O trabalho foi desenvolvido em conjunto com os Professores Ig Ibert Bittencourt, que também esteve presente ao evento, Evandro Barros Costa e Henrique Pacca Loureiro Luna, com a participação dos alunos Diego Dermeval da Cunha, João Pedro Pontes e Douglas Veras, e será publicado nos anais da conferência, que serão editados pela a Springer, uma das mais importantes editoras de artigos científicos.

O aluno Pedro Bispo é membro do grupo de pesquisa Grupo de Otimização da Web-GrOW, liderado pelos professores Evandro Costa e Ig Ibert Bittencourt, e do
Laboratório de Simulação e Otimização de Sistemas Complexos – LaxOS, que tem como líder o professor Henrique Pacca.

O GrOW, em parceria com o LaxOS, conta com a participação de doutores, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica, e desenvolve trabalhos voltados para a nova geração dos ambientes de Educação a Distância (EaD). “O grupo já tem pleno reconhecimento nacional e internacional das comunidades de EaD e de Informática na Educação”, informa o professor Evandro de Barros Costa, coordenador do GrOW e diretor do Instituto de Computação. “Membros do grupo ganharam prêmios em eventos importantes,  organizaram Workshops e já  ministraram cursos em encontros científicos destas áreas” destaca o professor.

Além da publicação de artigos em periódicos e conferências qualificadas, os trabalhos desenvolvidos pelo grupo têm gerado sistemas de software para aplicação em educação a distância e outras áreas.