Universo psiquiátrico é tema de trabalho de comunicação

O trabalho foi selecionado na Expocom Regional para representar o Nordeste na Expocom Nacional.

18/05/2009 08h08 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h44
Acássia, recém-formada em Jornalismo pela Ufal

Avanny Oliveira – estagiária de jornalismo

A ex-aluna do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas, Acássia Deliê, apresentou o trabalho “Por atrás dos muros”, durante a Expocom 2009, uma exposição que acontece durante o Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), realizada em Teresina, no último final de semana.

O Trabalho de Conclusão de Curso da estudante é um livro-reportagem, desenvolvido entre dezembro de 2008 a março de 2009. “Por trás dos muros” é o resultado de visitas realizadas ao Hospital Escola Portugal Ramalho. “Observei o cotidiano da instituição e entrevistei personagens, para, finalmente, escrever sobre eles. Tudo isso depois de um levantamento bibliográfico para apresentar o livro-reportagem. O trabalho teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Ufal”, ressalta Acássia.

A idéia principal surgiu da proposta de realizar um trabalho experimental. “O que eu queria era pôr em prática o que aprendi nos quatro anos do curso de Jornalismo”, comenta. O livro-reportagem surge, segundo ela, como alternativa aos meios jornalísticos ditos convencionais. O que mais atraiu a atenção da estudante foi a possibilidade de se expressar livremente sobre o tema escolhido. “A loucura é um tema denso, costumeiramente estigmatizado pela sociedade, que discrimina seus ‘loucos’. Mas quem são os loucos? E como estes loucos vivem? Quais são suas histórias? Sim, porque eles têm. E foi em busca dessas histórias de vida que entrei no único hospital psiquiátrico público de Alagoas, o Portugal Ramalho”, explica.

Na ultima segunda, dia 11, saiu o resultado dos trabalhos selecionados para a etapa nordeste da Expocom. Na categoria jornalismo-livro-reportagem, foram escolhidos apenas três trabalhos em toda região nordeste, e um deles foi o de Acássia. Ela expôs o trabalho em Teresina, Piauí, no último sábado, 16 de maio, e foi selecionada para apresentar a reportagem na edição nacional, que acontece em setembro deste ano.

Segundo Acássia, foi um momento importante. “Foi um prazer representar a instituição pela qual me formei jornalista. Profissionalmente, é importante destacar que essa classificação é um incentivo para pessoas que, como eu, enxergam na produção de livros-reportagens uma alternativa profissional.  Além disso, ser classificada com um trabalho que aborda o universo psiquiátrico, para mim, significa mais um objetivo pessoal alcançado”, afirma.

Teoricamente, a aluna utilizou como fonte, nomes consagrados, como o do jornalista e professor Edvaldo Pereira Lima, pioneiro nos estudos sobre livro-reportagem no Brasil. Outros autores que serviram de referência foram os jornalistas Caco Barcellos e Eliane Brum, ambos com livros-reportagens de sucesso publicados.

Acássia Deliê, também contou com a colaboração de alguns profissionais para desenvolver o livro-reportagem "Por trás dos muros". A começar pelas imagens que, em sua maioria, foram captadas pela fotojornalista Sionelly Leite, formada pela Ufal e pós-graduanda da Universidade Estadual de Londrina; e pela estudante de Jornalismo da Ufal, Ariana Maurício. A diagramação do livro foi da jornalista alagoana, formada pela Ufal, Ana Paula Tenório. A revisão é do jornalista André Muricy. A aluna foi orientada pelo Professor Antônio Ribeiro de Freitas, da Ufal, e a jornalista da Gazeta de Alagoas, Carla Serqueira.