Secretário do MEC destaca crescimento do ensino a distância na Ufal

A convite da reitora Ana Dayse, Carlos Bielschowsky, veio a Alagoas para acompanhar e debater a ampliação de mais polos de Ensino a Distância da Ufal.

19/05/2009 07h47 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h45
Secretário confere localização dos pólos de Educação a Distância em Alagoas

Diana Monteiro – jornalista

“Dificilmente vamos conseguir mudar a educação no país se não trabalharmos unidos. Um dos motivos de minha vinda a Alagoas é para fazer a união de forças entre os governos federal, estadual e municipal”. A declaração é do secretário de Educação a distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, durante a reunião  com os coordenadores de cursos, tutores, professores e gestores da Ufal, na semana passada, no Campus A. C. Simões.

A convite da reitora Ana Dayse, Carlos veio a Alagoas para acompanhar e debater a ampliação de mais polos de Ensino a Distância no Estado, sob a coordenação da Ufal, que dispõe em sua estrutura administrativa da Coordenadoria Institucional de Ensino a Distância (Cied). A reunião com a comunidade acadêmica aconteceu na Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis (Feac), onde funciona o curso a distância de Administração de Empresas, modalidade a distância. Maceió deve ganhar mais dois pólos a serem localizados no bairro do Benedito Bentes. Até 2010, Alagoas será contemplada com mais dez pólos, chegando assim a 17 polos em todo o Estado.

Atualmente, integram a modalidade de ensino a distância da Ufal 2.500 alunos distribuídos nos municípios de Maragogi, Santana do Ipanema, Olho d'Água das Flores, São José da Laje, além da capital Maceió. A reitora Ana Dayse informou durante a reunião que foram identificados, em Alagoas, 42 mil professores com necessidades de formação. “Se a Ufal tivesse que dar conta para formá-los na modalidade presencial, teria que passar seis anos sem ofertar vestibular à comunidade em geral”, declarou.

Falando à comunidade acadêmica sobre o Programa Universidade Aberta do Brasil, Carlos Bielschowsky disse que a UAB contribui para realizar o sonho de cursar o ensino superior,  ao ofertar cursos em todo o país, interiorizando o ensino para suprir a carência. Ele informou que a UAB passa também a oferecer, dentro do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), os cursos de bacharelado em Administração Pública e especializações em Gestão Pública, em Gestão Pública Municipal e em Gestão em Saúde.

“Interiorizar o ensino superior possibilita que o acesso à universidade nesse país seja mais justo. Estou em Alagoas para conhecer, conversar e avaliar o trabalho desenvolvido pela Ufal nessa área”, enfatizou. Carlos acrescentou que a Universidade Aberta do Brasil tem a preocupação de se conectar com o Ensino Básico e que o Ministério da Educação tem a visão clara desse elo, inclusive com acréscimos significativos no orçamento da Educação

Integrando o Comitê de Governança do Novo ENEM, Carlos disse  ainda que o Exame vai proporcionar em definitivo a mudança do currículo do Ensino Médio, com melhor qualidade do aprendizado. “O importante é o aluno aprender e não decorar”, enfatizou.

Uma reunião com o governador em exercício, José Vanderley Neto, marcou o segundo dia de visita do secretário nacional do MEC a Alagoas. Estiveram presentes a reitora Ana Dayse e equipe, reitores e representantes de instituições de ensino superior local e alguns prefeitos alagoanos. O foco principal da reunião foi a parceria entre as três esferas de governo para implantação de mais pólos de ensino a distância, contemplando todas as regiões do Estado.