Secretário de Educação a Distância participa de reuniões

Carlos Eduardo Bielschowsky, Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, está em Alagoas a convite da reitora da Ufal, Ana Dayse Rezende Dorea. A reitora esteve com o secretário em Brasília e sugeriu uma agenda no Estado para discutir o crescimento da modalidade de educação a distância.

- Atualizado em
Secretário do Mec, reitora Ana Dayse e Anamelea Pinto, da Cied | nothing
Secretário do Mec, reitora Ana Dayse e Anamelea Pinto, da Cied

Na tarde desta quinta-feira, 7, às 15h, o secretário de Educação a Distância do Mec, Carlos Eduardo Bielschowsky, se reuniu com a reitora Ana Dayse, pró-reitores e a equipe da Coordenação Institucional de Educação a Distância da Ufal. Em seguida, visitaram o polo Maceio de Educação a Distância, no Campus,  e se reuniram com os professores e coordenadores dos cursos a distância da Ufal.

A reitora apresentou ao secretário o mapa de Alagoas e as cidades que já convivem com os pólos de ensino a distância e os municípios que irão receber os novos pólos até 2010. "Estou muito feliz em atender o convite da reitora Ana Dayse para conhecer a realidade de Alagoas e podemos ajudar o Estado a crescer ainda mais no ensino a distância" disse o secretário Carlos Eduardo Bielschowsky.

Amanhã, sexta-feira 8, o secretário irá participar de uma reunião, às 9:30, no Palácio do Governo, sugerida pela Ufal, com o governador Teotônio Vilela Filho, a reitora Ana Dayse, o vice-reitor Eurico Lôbo, os pró-reitores e professores da Ufal, além dos reitores da Uneal e Uncisal e prefeitos de vários municípios que já tem ou vão ter polo a distancia. Em seguida, haverá visita ao Pólo de Maragogi.

Segundo a pró-reitora de Graduação da Ufal, professora Graça Tavares, a Ufal e as outras universidades públicas do Estado (Uneal, Uncisal, Ifet) vão capacitar cerca de 20 mil professores através do ensino a distância. “É importante que o secretário venha conhecer de perto esse trabalho. Na ufal, já temos cinco pólos de educação a distância e queremos chegar a 15, para isso contamos com o apoio do Ministério da Educação”, informa a pró-reitora.

O crescimento da educação a distância

(com informações do Zero Hora)

Segundo Carlos Eduardo Bielschowsky, o crescimento da educação a distancia é excepcional, com grandes avanços quantitativos e qualitativos. “Conseguimos um aumento expressivo da oferta de cursos a distância nos níveis de graduação, de especialização, cursos técnicos, no Ensino Fundamental e Médio. Crescimento essencial diante de um país que ainda tem muito a fazer na questão educacional”, destaca o secretario de educação a distância.

Os números, oferecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), comprovam a permanente expansão do sistema de educação a distância. De 2003 a 2006, o número de cursos de graduação a distância passou de 52 para 349, um aumento de 571%, de acordo com levantamento realizado pelo Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (Educacenso/Inep). O crescimento no ingresso de estudantes nesses cursos também superou expectativas, passaram de 49 mil em 2003 para 207 mil em 2006, uma elevação de 315%. O Inep também revelou que as matrículas em educação a distância aumentaram 400%. A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) calcula que, em 2007, mais de 2 milhões de brasileiros utilizaram a educação a distância.

A educação a distância integra uma ampla política de educação, sendo uma das prioridades do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A oferta de Ensino Superior a distância, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), já é uma realidade, contando com a participação de 291 pólos de apoio presencial, iniciados em 2006.