Santander e Universia apresentam a 5ª edição dos Prêmios Santander na Ufal

Durante a programação da visita dos representantes do Santander e Universia, também foi inaugurado o Espaço Digital Santander Universidades.

12/05/2009 15h41 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h43
Bernardo Cozzi, gestor de relacionamentos do Universia, apresenta os Prêmios Santander

Joice Lima – Portal Universia

Representantes do Santander Universidades e do Universia Brasil visitaram a Ufal, com o objetivo de divulgar as novidades da 5ª edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação, que premiarão com R$ 50 mil os melhores projetos em diversas categorias. As inscrições estão abertas e vão até 23 de agosto.

“Nosso objetivo é reforçar a importância do apoio dos centros de empreendedorismo e de pesquisa das universidades para que, cada vez mais, bons projetos desenvolvidos na academia possam chegar ao mercado. Em cinco anos de existência, os Prêmios viabilizaram idéias, que trouxeram benefícios não só ao mundo acadêmico, mas a sociedade como um todo”, afirma Bernardo Cozzi, coordenador de Relacionamento com Universidades do Universia Brasil.

“Somos agentes disseminadores dos Prêmios nas instituições de ensino. Realizamos eventos, mostramos as principais características e esclarecemos as principais dúvidas sobre prazos de inscrição, categorias e premiações. Nossa satisfação aumenta à medida que vemos mais e mais universidades e alunos engajados para concorrer a essa premiação”, diz o gerente-comercial do Santander Universidades, Jayme da Silva Campos.

O roadshow – liderado por Afrânio Pereira, superintendente de Gestão de Convênios do Santander Universidades e por Monica Miglio, Diretora de Conteúdo e Relacionamento com Universidades do Universia Brasil – passará por todas as regiões do País, visitando 50 instituições de ensino superior parceiras para estreitar o relacionamento e ampliar a divulgação desta iniciativa.

Novidades

Para o Prêmio de Ciência e Inovação foi criada a categoria Saúde, que atende a projetos que englobem os processos de investigação das conseqüências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde, tais como medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, de informação e de suporte, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população. A implantação da nova categoria foi uma solicitação da comissão avaliadora e julgadora, que verificou o crescimento de pesquisas realizadas na área de Saúde. Na categoria Tecnologia da Informação e Comunicação, já existente, poderão ser inscritos, também, projetos de Educação. Também serão aceitos pesquisas científicas em pré-incubação.

A quinta edição oferece um reconhecimento especial para os orientadores dos projetos inscritos no Prêmio de Empreendedorismo, já que todos que orientarem candidatos finalistas receberão uma placa de menção honrosa nas cerimônias regionais. O orientador com o maior número de projetos finalizados receberá uma bolsa para aprofundar seus conhecimentos em empreendedorismo na Babson College, nos Estados Unidos, eleita em 2008 a décima escola de negócios, pelo ranking do Financial Times. Os orientadores dos projetos vencedores do Prêmio de Empreendedorismo ganharão um curso de espanhol, que será realizado em uma universidade na cidade de Salamanca. Também serão aceitos projetos de empreendedorismo em pré-incubação.

Serviço

As inscrições deverão ser realizadas no portal Universia. No hotsite desenvolvido especialmente para esta edição, será possível acessar informações das quatro edições anteriores dos Prêmios Santander — 2005, 2006, 2007 e 2008 —, como histórico dos projetos vencedores, banco de imagens, clipping de imprensa, entre outras.

Prêmio Santander de Empreendedorismo

O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolverem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria, Cultura e Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia.

Os planos que concorrerem ao Prêmio Empreendedorismo serão avaliados pelos objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infraestrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental. A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Prêmio Santander de Ciência e Inovação

O Prêmio de Ciência e Inovação contempla pesquisadores-doutores que produzirem as melhores pesquisas científicas de caráter inovador, nas categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Saúde. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil.

Para a definição dos projetos finalistas do Prêmio Ciência e Inovação serão considerados os objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para a sociedade brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, análise de impactos social e ambiental, e eventual parceria firmada com uma organização brasileira para a implementação do projeto.

A avaliação e o julgamento dos projetos serão realizados por uma comissão de pesquisadores vinculados a instituições científicas, sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi, vice-presidente regional da Academia Brasileira de Ciências (ABC).