Lançado Prêmio Lego 2009

17/06/2009 08h15 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h48
Milton Rosendo venceu com a obra “Os Moinhos” (Poesia)

As inscrições no Prêmio Lego de Literatura 2009 estarão abertas no período de 01 de julho a 31 de agosto de 2009, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 17h. Cada concorrente poderá inscrever no máximo uma obra em cada categoria. O trabalho inscrito deverá se constituir em um livro de poemas, contos ou romance apresentado na modalidade impressa, sem utilizar recursos em outras mídias. O livro deverá ser inédito, isto é: nunca ter sido publicado por qualquer meio impresso ou eletrônico.

Os originais devem ser enviados em três vias que deverão estar encadernadas, com folha de rosto na qual deverão constar o título da obra, o pseudônimo do autor e a definição do gênero literário a que corresponde a obra: poesia, conto ou romance, este ano o gênero teatro não fará parte devido às poucas inscrições na primeira edição do prêmio. Nenhuma obra enviada será devolvida.

Poderão inscrever-se autores alagoanos ou radicados em Alagoas. Os autores concorrentes poderão se inscrever em mais de uma categoria, podendo participar com apenas uma obra em cada categoria.

As obras selecionadas serão publicadas em tiragem de 750 exemplares, dos quais 250 serão distribuídos e comercializados pela Editora da Ufal, 200 serão destinados à Faculdade de Letras e 300 serão entregues aos autores vencedores.  A divulgação do resultado deste concurso ocorrerá durante a Bienal do Livro, organizada pela Edufal.

A diretora da Fale, Ildney Cavalcanti, conta que de início a idéia era lançar os vencedores de 2007 no ano posterior. Mas, devido à experiência obtida, verificou-se que é preciso um tempo maior, uma vez que há muitas burocracias na rede pública, processos de licitações, revisão do livro e diagramação na gráfica, que tornam o processo lento. Assim, o Prêmio Lego ocorrerá a cada dois anos, juntamente com a Bienal do Livro. Este ano, serão anunciados os nomes dos vencedores e, em dois anos, eles terão seu livro publicado.

O edital 2009 do Prêmio está em anexo.

Livros vencedores do Prêmio Lego 2007

O lançamento dos livros dos vencedores do Prêmio Lego de Literatura 2007 foi realizado nesta quarta-feira, 17 de junho, na Edufal. A Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas promoveu o Prêmio Lego de Literatura 2007 para contribuir para a consolidação da produção artístico-literária do Estado. A idéia do prêmio teve um amplo apoio institucional. “A reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, abraçou o projeto assim que levamos até ela”, comenta a diretora da Faculdade de Letras (Fale), Ildney Cavalcanti.

A proposta permite a publicação de obras inéditas de conto, poesia, romance e teatro. Inscreveram-se 45 autores alagoanos ou radicados em Alagoas, independentemente de tratar-se de autores estreantes ou com obras já publicadas. As obras inscritas foram inéditas.

Os livros vencedores do Prêmio Lego de Literatura 2007 - “Retráteis”, de Tázio Zambi (Conto), “Os Moinhos”, de Milton Rosendo (Poesia), “A morte de Paula D.”, de Brisa Paim (Romance) e a “Coletânea de Peças Infanto-juvenis”, de Francisco Malaquias (Teatro) - representam um panorama múltiplo da produção literária alagoana. Com a parceria entre a Faculdade de Letras (Fale/Ufal) e a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), mais de 500 exemplares estarão disponíveis ao público na livraria universitária.

Milton Rosendo, que já foi professor substituto de Português no curso de Comunicação na Ufal, conta que este é seu primeiro trabalho publicado. Trata-se de uma coletânea de poemas, um conjunto de diálogos que foi mexido, remexido e aprimorado a partir da leitura de outros autores durante 12 anos (1996 – 2008). “’Os moinhos’ revela uma busca incessante da relação entre o eu e o outro. Ver o meu trabalho publicado é uma experiência muito satisfatória”, comentou o autor.

Tázio Zambi, que atualmente está fazendo mestrado em Estudos Literários e é servidor da Pró-reitoria de Extensão (Proex), disse que seu trabalho consiste em experiências com o gênero da narrativa curta, onde ele observa os limites. “Retráteis” traz uma idéia de redução e expansão, daquilo que se retrata, se retrai, reduz. São 38 contos trazidos neste, que é seu primeiro livro publicado. “Esta publicação é muito importante numa cidade que não tem mecanismos para divulgação. Indica novas formas e autores, além de fazer circular textos de autores da terra ou residentes aqui. A universidade tem este meio de promover a divulgação e assim está fazendo”, ressaltou Tázio.

Francisco Malaquias é formado em Letras pela Ufal, com habilitação em Português e Espanhol e atualmente é professor destas duas disciplinas. “Coletânea de Peças Infanto-juvenis” é o segundo livro de Francisco e foi escrito entre os anos de 1992 a 2000, no período que trabalhou no Rio de Janeiro dirigindo um grupo de jovens em peças voltadas para educação. A coletânea contém três peças prontas para serem encenadas. Todas tratam de questões políticas, sociais e educativas por meio de perspectivas distintas e de maneira lúdica.

Francisco quis ressaltar a satisfação que teve ao saber na Bienal do livro em 2007 que foi vencedor do Prêmio Lego, pois algum tempo antes ele foi acometido de uma enfermidade que perdurou até 2008. Logo o prêmio veio com todo sentido literal da palavra para ele. “Professores como Lúcia de Fátima, Eliene Barbosa, Estela Lameiras e Janoaceli Costa (que escreveu o prefácio) foram figuras importantes em meu período de enfermidade”, comenta.

Brisa Paim, autora de “A morte de Paula D.” está atualmente em Coimbra fazendo mestrado em Ciências Filosóficas e Jurídicas e, por este motivo, não esteve presente no lançamento.

Leia também matéria sobre a importância do apoio à publicação de livros.