Hospital Universitário realiza mutirão para cirurgia de catarata

- Atualizado em

Tâmara Albuquerque - jornalista

A equipe do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário realiza neste próximo sábado, 30 de maio, uma triagem para cirurgia de catarata. A iniciativa é voltada para pessoas com idade acima de 50 anos e que tenham queixas ou dificuldade visual. A triagem é realizada sem a necessidade de marcação de consulta, bastando levar os documentos pessoais. Os oftalmologistas farão o atendimento em quem comparecer ao hospital a partir das 7 horas. Os casos que receberem diagnóstico da doença serão encaminhados para a realização dos exames laboratoriais e agendamento da cirurgia, que ocorrerá em regime de mutirão no período de 15 a 19 de junho.

A catarata é uma doença conhecida há milhares de anos e que consiste na opacificação do cristalino, a lente que temos dentro do olho, impedindo de forma total ou parcial a entrada da luz na retina. A doença pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismos, idade, Diabetes mellitus e uso de alguns medicamentos, entre outros. Quando o cristalino fica opaco, causa diminuição na vista e o único tratamento possível é o cirúrgico. Segundo explica o oftalmologista Mário Jorge, a cirurgia tem por objetivo substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.

Durante a triagem, os médicos vão realizar nos pacientes exames como o de fundo de olho, que diagnostica o glaucoma, a retinopatia diabética e hipertensiva; o exame tonometria, que mede a pressão ocular; e a biomicroscopia, que detecta a catarata e outras patologias na córnea. Além de encaminhar os pacientes com diagnóstico de catarata, os médicos vão agendar consultas para tratar as pessoas com glaucoma.

Segundo explica o médico Mário Jorge, o Hospital Unioversitário realiza dois tipos de cirurgia de catarata. O cristalino pode ser removido inteiro (facectomia), ou pelo método mais moderno, através da aspiração. Este tipo de cirurgia é chamado de facoemulsificação e a vantagem de exigir corte menor e menos suturas. Em ambos os casos, o paciente não precisa ficar internado, recebendo alta hospitalar após o procedimento. A expectativa dos médicos é atender mais de 300 pessoas na triagem.