Estudantes surdos conhecem Museu Théo Brandão

14/05/2009 07h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h44
Alunos surdos visitam o Museu

Jacqueline Baptista - jornalista

O Museu Théo Brandão, através do projeto “Todos os sentidos: arte e Inclusão” recebeu esta semana, a visita de estudantes surdos da Escola Estadual Tavares Bastos. Os onze alunos, com idade entre 14 e 19 anos, fizeram o circuito museológico e uma oficina de pintura, na qual desenharam os objetos de arte que mais chamaram a atenção, como o chapéu de guerreiro e os objetos de cerâmica.

Esta é a primeira turma de surdos contemplada pelo projeto do Museu. O projeto de inclusão, que teve início em julho do ano passado, já trouxe ao Museu Théo Brandão, pessoas com deficiências física, mental e visual.

O projeto, idealizado e coordenado pela diretora do Museu Théo Brandão, Leda Almeida, tem como objetivo possibilitar o acesso à cultura popular, através da visita ao Museu e da participação em oficinas de arte. A visitação é planejada, tendo em vista as peculiaridades de cada deficiência. A elaboração das oficinas também é realizada de acordo com as necessidades do visitante especial.

A visita de ontem foi guiada pela bolsista do Museu, Joyce Santos, e pelos intérpretes da Escola, Poliana Lima e Carlos Pereira. Ao passo que a guia do Museu falava, os intérpretes traduziam para os alunos especiais, através da libra, a linguagem de sinais. Os estudantes demonstraram o interesse através de comentários e perguntas, que também foram traduzidos pelos intérpretes.

A estudante Daniele Barbosa se surpreendeu com a variedade de temas mostrados pelo Museu “Aqui a gente tem o conhecimento da cultura. Achei que o Museu só falasse sobre o passado, mas agora vejo que aqui também mostra a atualidade”, comentou, através da linguagem de sinais.