Educação Ambiental em exposição no campus Maceió

04/05/2009 15h58 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h48
Exposição no hall da Reitoria

Roberta Batista – estagiária de Jornalismo

A exposição com as obras vencedoras do I Concurso Foto e Poesia Ambiental de Maceió, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente – SEMPMA e a Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC, realizado no ano passado, está no hall da reitoria da Universidade Federal de Alagoas, até o dia 15 de maio.

O concurso teve como objetivo despertar a conscientização da comunidade sobre a importância da preservação ambiental e sua conseqüente melhora na qualidade de vida da população, com duas categorias, geral e estudante. O vencedor foi uma criança de 8 anos, Pedro de Oliveira, que registrou a Lagoa Mundaú.

Entre os participantes estavam estudantes de Direito, biólogos, jornalistas, educadores, arquitetos, além de estudantes do ensino fundamental e médio. A segunda edição do concurso, que teve inscrições até 25 de abril, terá o resultado divulgado no dia 15 de maio.

Segundo o secretário da SEMPMA, Ricardo Ramalho, o concurso também valoriza os ativos ambientais do município, incentivando o participante a explorar outras áreas pouco conhecidas, de modo geral, pelo maceioense, como o Parque Municipal e a Lagoa.

Exposição Árvores Urbanas Notáveis de Maceió Imunes ao Corte

Está também no hall da Reitoria da Ufal até o dia 15 de maio, a exposição Árvores Urbanas Notáveis de Maceió Imunes ao Corte, projeto realizado através da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente - SEMPMA e do Fundo de Proteção Ambiental de Maceió e elaborado pelos acadêmicos do curso de Biologia da Ufal, Van Giap Ramalho Cardoso e Augusto Cesar da Silva Campos, sob a coordenação do engenheiro agrônomo Valdir Martiniano.

Maceió apresenta um índice de 2,5m2 de área verde por habitante. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o índice deve ser de 12m2. Preocupada com o baixo índice de arborização da capital alagoana, a SEMPMA realizou um levantamento de exemplares de porte arbóreo que foram denominados notáveis e tornaram-se imunes ao corte. Para a escolha foi levada em conta a importância de cada exemplar para a comunidade local.

O objetivo é incentivar a preservação e valorização das árvores da cidade de Maceió, assim como estimular novos plantios. Os exemplares notáveis, como o cajueiro que pode ser encontrado na Av. Gustavo Paiva, no bairro de Cruz das Almas, ou a Craibeira, que é considerada a árvore símbolo de Alagoas, e pode ser encontrada na Praça Santa Rita, no bairro do Farol, representam a importância e a beleza das árvores no meio urbano.