Dia do Zootecnista é comemorado nos Campi Arapiraca e Maceió

Centro de Ciências Agrárias promove o V Zootec Ufal

11/05/2009 14h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h43

Para comemorar o dia do Zootecnista nesta quarta-feira, 13 de maio, o Centro de Ciências Agrárias da Ufal realiza o “V Zootec’Ufal", com o tema "Zootecnia, a ciência na produção animal”. O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de maio, a partir das 8h, no auditório Artur Lopes Ferreira, no Ceca, em Rio largo.

Além disso, o curso "Registros genealógicos das raças zebuínas" está em andamento até esta quinta-feira, 14, também no Ceca, das 8h às 17h.

Campus Arapiraca realiza a Semana da Zootecnia

Já o curso de Zootecnia do Campus Arapiraca realiza, entre os dias 13 e 15 de maio, a 2ª Semana de Zootecnia, que tem como tema central “O Zootecnista e as perspectivas mundiais”. O evento acontece no auditório do campus e contará também com a participação de palestrantes de outras universidades do país.

A abertura solene está definida para às 8:30 desta quarta-feira, 13. Em  seguida, ocorrerá a primeira palestra que tratará de “Nutrição de animais domésticos (cães e gatos)”, com a professora Edma Miranda de Carvalho, do campus Maceió. À tarde, os temas das palestras são “Atuação do zootecnista na iniciativa privada”, com o professor Claudson de Oliveira Brito, da Universidade Federal de Sergipe, e “Perspectivas do Conselho”, com o professor Severino Benone Paes Barbosa, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O professor Cícero Gomes dos Santos, coordenador do curso do Campus Arapiraca diz que os debates que serão enfocados durante os três dias objetivam divulgar o curso de Zootecnia de Arapiraca, promovendo integração dessa área da Universidade Federal de Alagoas, com outras instituições de ensino superior do país.

“Os temas variados, sem dúvida, contribuirão com a formação acadêmica dos alunos, abrindo, assim, novos horizontes para os futuros profissionais”, diz Cícero. O curso de Zootecnia do Campus de Arapiraca tem cerca de 160 alunos oriundos em sua maioria das regiões Agreste e do Sertão e em 2010 formará a primeira turma.

Integram ainda como temas de debates “Utilização de mandioca na alimentação de aves”; “Integração pecuária x lavoura: perspectivas e inovações”; “A crise mundial e a economia agropecuária alagoana”; “Prospecções zootécnicas na suinocultura”; Desafios na formulação de dietas para peixes tropicais”; “Rastreabilidade da carne bovina no contexto da bovinocultura de precisão”; “Avanços das técnicas de criação de bezerros em sistemas intensivos de produção de leite”.

Na sexta-feira, 15, haverá ainda o plantio da árvore comemorativa da  Segunda Semana de Zootecnia. Confira a programação em anexo.

Para lembrar: Curso de Zootecnica completou dez anos com selo de qualidade