Debates sobre moradia, meteorologia e oficina de percussão com Celinho Barros. Confira!


15/05/2009 10h29 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h44
Meteorologia

Meteorologia

DRCA convoca aprovados no PSS em segunda e terceira chamadas

Defesa de Dissertação em Arquitetura e Urbanismo

No dia 21 de agosto, às 9h30, na sada de aula do DEHA, será realizada a 34ª Sessão Pública de Defesa de Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Arquitetura e Urbanismo. A mestranda Elza Maria Rabelo Lira vai apresentar o trabalho “Por uma Significação da Moradia... Um Estudo de Caso em Maceió-AL." A banca examinadora será composta pelos professores Maria Emília de Gusmão Couto (Orientadora), Geraldo Majela Gaudêncio Faria, Josemary Omena Passos Ferrare e Cristiane Rose de Siqueira Duarte, examinadora externa da UFRJ.

Evangelização

O Ministério Universidades Renovadas da Igreja Católica realiza a I Semana Nacional Missionária, até 23 de agosto. Na Ufal, serão realizadas missas nos seguintes horários: dia 17, às 12h e às 18h, na praça do RU, e no dia 21, às 18h, no auditório da Biblioteca Central.  

Percussão com Celinho Barros 

A Coordenação de Assuntos Culturais  da Ufal convida para a oficina de Percussão com Celinho Barros que acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, sexta e sábado, no Espaço Cultural. Natural de Fortaleza, Celinho ingressou profissionalmente na música em 1968, com a classificação da canção “Desafio Nordestino” no Festival Cearense da Música. Em 1974, embarcou para algumas apresentações em Paris, onde reside deste então. Em sua maratona de apresentações pelo mundo, o músico cearense já fez shows em diversos países da Europa e da África. Celinho Barros é um dos mais entusiastas divulgadores da cultura nordestina na Europa.

V Semana de Meteorologia

 Será realizada, de 24 a 28 de agosto, a V Semana de Meteorologia, com a finalidade de divulgar o curso de Meteorologia, promover o debate interdisciplinar e aprofundar o conhecimento sobre a área, com participação de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação. Serão realizadas palestras, mini-cursos, publicação de artigos em CD, além de distribuição de prêmios. O evento é voltado para acadêmicos, profissionais da área e público em geral. Serão abordados temas sobre eventos extremos e mudanças climáticas, no desenvolvimento regional e bem estar social.

Congresso de Direito Civil

A Faculdade de Direito realiza o I Congresso de Direito Civil, no dia 28 de agosto, no Auditório Ministro Pedro Acioli, no prédio da Justiça Federal, a partir das 14h. O evento foi organizado pela Associação da Turma de Direito 2007.2 com o objetivo de compartilhar conhecimentos científicos e jurídicos com estudiosos do Direito, introduzindo as mais novas visões relacionadas ao Direito Civil no atual contexto jurídico do país. As palestras serão ministradas por juristas reconhecidos nacionalmente, são eles: José Barros Correia Júnior, Marcos Bernardes de Mello, Marcos Ehrhardt Júnior, Pablo Stolze Gagliano e Paulo Luiz Netto Lôbo. As inscrições estão abertas até serem preenchidas as 250 vagas.

Instituto de computação realiza palestra com pesquisadora da USP

Os Modelos de Mistura de Distribuições e o Algoritmo EM”, esse é o título da palestra que será proferida pela pesquisadora Michelle Matos Horta, do Instituto de Física de São Carlos – USP. A palestra será realizada no dia 25 de agosto, 10h30, na sala de aula do Mestrado em Modelagem Computacional, Meteorologia 19. A atividade é apoiada pelo projeto PROCAD-Novas Fonteiras 2332/2008 da Capes.

HU abre inscrições para o tratamento contra o tabagismo

O Programa de Controle do Tabagismo do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Ufal está com inscrições abertas para o 7º grupo de trabalho, direcionado aos fumantes que querem e precisam de ajuda para deixar o vício. Os interessados podem fazer o cadastro no programa no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do hospital, no período das 8 às 16 horas. As inscrições serão realizadas até o dia 25 de setembro. Leia mais.

Encontro Internacional de Direito Penal

Será realizado no Centro de Convenções de Maceió, de 27 a 29 de agosto, o I Encontro Internacional de Direito Penal e Processo Penal. Entre as várias palestras, serão abordados temas como: “Status do direito ao sigilo bancário e suas limitações no interesse da investigação criminal”, com a promotora de Justiça Karla Padilha, integrante do Gecoc; “Inovações do código de processo penal e a proteção da vítima”, com a promotora de Justiça, Marluce Falcão, “O juiz de execução penal pode conceder a liberdade na hipótese de prisão cautelar, avaliada como excessiva, decretada em outro estado da federação? O caso Henrique Pai de Oliveira”, com o Juiz Marcelo Tadeu e o desembargador Tutmés Airan, entre outros. Mais informações no site.

Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais

A 24ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais (XXIV ENECS), cuja temática será “Movimentos Sociais e Poder”, ocorrerá no período de 20 de agosto a 4 de setembro, no Campus I da UFPB, na cidade de João Pessoa. A programação inclui 112 atividades do eixo acadêmico, 11 atividades do eixo político e 40 atividades do eixo artístico-cultural durante os sete dias de evento. Para mais informações acessem o Blog do ENECS.

Encontro de Estudantes de Serviço Social

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto será realizado, no Centro de formação do Cepa, Farol, o Encontro de Estudantes de Serviço Social. As inscrições custam  10,00 sem alimentação e 25,00 com alimentação e podem ser feitas no bloco 16 do Campus Maceió ou no Laboratório de Informática de Serviço Social, com Myzia, no período da noite.  Na programação, exibição e discussão de documentário; mesas com palestras sobre conjuntura, cultura, formação profissional, movimento estudantil e universidade; momento de interação entre as escolas de serviço social presentes de todo o Estado, apresentação cultural e eleição dos secretários de escola da ENESSO /AL ( Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social).

Seminário Internacional de Ciências Criminais

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais realizará seu 15º Seminário Internacional entre os dias 25 e 28 de agosto de 2009, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, SP. Nesse evento, reunir-se-ão aproximadamente oitocentos profissionais da área de Ciências Criminais, além de estudntes de todo o país. Estão programadas palestras e painéis com convidados estrangeiros e nacionais. Mais informações no site do evento.

Exposição na Pinacoteca

A Pinacoteca Universitária, no Espaço Cultural da Praça Sinimbú, apresenta uma exposição de fotos de dois autores: Felipe Camelo, fotógrafo e colunista social, e Ana Rosa, recém formada em arquitetura pela Ufal. Vale conferir as duas exposições, que ficam abertas à visitação até o dia 28 de agosto. Leia mais.

UFPE lança quarta edição de pós em Jornalismo e Crítica Cultural       

Estão abertas até 28 de agosto,  as inscrições  para o IV Curso de Especialização em Jornalismo e Crítica Cultural da UFPE. A pós-graduação tem como objetivo preparar jornalistas e outros profissionais para lidar com a crítica e a produção cultural. A quarta edição da especialização vai funcionar a partir de setembro deste ano até novembro de 2010, no horário noturno, ocupando apenas uma semana por mês.  Além de jornalistas, o curso está aberto também a profissionais de outras áreas, como galeristas, educadores, museólogos, produtores culturais e demais interessados no campo da cultura contemporânea.

Apresentação de Projetos para o Seminário de Atividades Físicas para a Terceira Idade

Maceió vai sediar, pela primeira vez, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, o Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade (X Siafti), que acontecerá no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas. Cadastrado como um projeto de extensão, o evento tem como objetivo congregar os profissionais de diferentes profissões da área da saúde. Sob a organização e coordenação do Curso de Educação Física (CEF/CEDU/UFAL), o seminário pretende disseminar e discutir o conhecimento sobre as relações e efeitos da atividade física sobre o envelhecimento. Quem quiser participar com algum projeto tem até o dia 30 de agosto para enviar para o site

Mamíferos Aquáticos

A submissão de trabalhos para serem apresentados no VI Encontro de Conservação e Pesquisa dos Mamíferos Aquáticos e II Simpósio Nordestino de Mamíferos Aquáticos podem ser feitas até 30 de agosto. O evento vai acontecer no período de 09 a 14 de novembro em Salvador, Bahia, e permitirá que estudantes, pesquisadores e outros profissionais possam avaliar técnicas, compartilhar conhecimentos e intercambiar idéias sobre comportamento, interação com a pesca, clínica, patologia, manejo, saúde pública, entre outros estudos que possuam uma única finalidade: ajudar no desenvolvimento de ações que auxiliam para a conservação das populações de mamíferos aquáticos. Mais informações no site

III Mostra de Artes da Comunicação

A III Mostra de Artes da Comunicação da Ufal ocorrerá no hall e no auditório da Biblioteca Central, no período de 31 de agosto a 11 de setembro de 2009. Mais informações pela internet. Todos os alunos, funcionários e docentes do Curso de Comunicação Social podem participar inscrevendo trabalhos nos mais variados formatos e linguagens: fotografia, pintura, música, performance, audiovisual, instalação, web arte, etc.

XIII Festival Nacional 5 Minutos abre inscrições

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para o XIII Festival Nacional 5 Minutos, que a Fundação Cultural do Estado da Bahia promove, em dimensão nacional, a cada ano, com intuito de incentivar a produção em vídeo no país, ao realizar concurso de obras audiovisuais de até cinco (5) minutos de duração, mostras, seminários, palestras, exposições e oficinas com acesso gratuito, em diversos espaços de Salvador e interior da Bahia. A próxima edição acontece no período de 16 a 21 de novembro de 2009. O total de recursos disponível para premiação é de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Podem inscrever-se brasileiros natos ou naturalizados, de qualquer estado do país. O edital completo está disponível no site. As obras em competição no festival são de temática livre, mas a duração máxima de cada é de até cinco (5) minutos, incluídos os créditos.

Concurso ibero-americano de bandas universitárias

Com o objetivo de difundir e reconhecer a criatividade artística e musical de jovens universitários, a Rede Universia lança o U>Rock, primeiro concurso ibero-americano de bandas universitárias, que contará com a participação de jovens de mais de 1.100 instituições de ensino superior dos 14 países. Podem participar bandas ou cantores solo com estilo Pop-Rock, residentes no Brasil e maiores de 18 anos, matriculados regularmente em uma Instituição de Ensino Superior parceira do Universia Brasil. No caso de bandas, ao menos um integrante deve estar matriculado em curso superior. A participação é realizada pelo site, onde os interessados devem efetuar cadastro, ler e aceitar o regulamento, e inserir a música (upload) que será inscrita no concurso. A etapa nacional está com inscrições abertas até 1º de setembro.

Programa Trainee 2010 da AmBev

Estudantes de todo o país, formados desde dezembro de 2007 ou cursando o último ano dos cursos de Administração de Empresas, Administração Pública, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Direito Internacional, Economia, Engenharia (todas), Estatística, Física, Marketing, Química, Matemática, Processamento de Dados, Relações Internacionais ou Sistemas da Informação, podem se inscrever até o dia 7 de setembro pelo site. Entre os critérios analisados estão habilidade para negociação, capacidade de liderança, visão empreendedora, disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país, e inglês fluente.

Colóquio Internacional Ano da França no Brasil

O Colóquio Internacional “Novos Padrões de Acumulação Urbana na Produção do Habitat: Olhares Cruzados Brasil/França” será realizado na UFPE, de 14 a 18 de setembro, em comemoração ao Ano da França no BRasil. O evento é promovido pela Chancela do Comitê misto franco-brasileiro. Entre as principais instituições envolvidas, estão a UFPE e a Universidade de Nantes. Mais informações no site

Abertas as inscrições para o Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio 2009

Estão abertas as inscrições para o 8º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio. Podem participar estudantes de qualquer curso superior, alunos de pós-graduação lato sensu e profissionais que atuam com projetos de novos produtos e planejamento de gestão para reciclagem de alumínio, com formação superior ou experiência profissional mínima de três anos, sem distinção quanto à categoria funcional. As inscrições devem ser feitas pelo site da Alcoa. As inscrições serão encerradas em 18 de Setembro e a entrega dos trabalhos inscritos deverá ser feita até 19 de outubro. Os premiados serão conhecidos até 25 de Novembro.

Departamento de DST e Aids do Ministério da Saúde divulga edital para seleção de artigos

O Departamento de DST e Aids seleciona artigos que abordem o perfil do HIV/aids e DST no Brasil. Os textos sobre os aspectos epidemiológico das doenças, além de inéditos, deverão conter subsídios para melhor entendimento da epidemia no país. O edital de seleção está disponível no site. Os autores principais dos 12 artigos escolhidos receberão um prêmio de R$ 2,5 mil.. A inscrição encerra no dia 21 de setembro

Prorrogadas inscrições para o concurso do Banco Real

 

O 12º Concurso Banco Real Universidade Solidária, com o tema Desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda” TVE inscrições prorrogadas até 28 de setembro. O concurso financiará projetos de caráter educativo, considerando as potencialidades e as demandas das comunidades. Todos deverão apresentar ações que levem ao empoderamento e autonomia da comunidade, por meio de ações voltadas ao desenvolvimento local e à geração de renda. O Concurso Banco Real Universidade Solidária é aberto a todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil; no entanto, podem concorrer somente projetos propostos por docentes efetivos das IES e endossados pelo Reitor e pelo Pró-Reitor de Extensão. O regulamento completo da 12ª edição do Concurso Banco Real Universidade Solidária está disponível no site da Unisol

 

Prêmio USP de Direitos Humanos

A Universidade de São Paulo criou o Prêmio USP de Direitos Humanos visando identificar e distinguir pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos Direitos Humanos no Brasil. Ele consiste em Troféu e Diploma e será distribuído em duas modalidades: Prêmio Individual: destinado a pessoa que se destaca por pesquisa e ou ações concretas desenvolvidas na defesa e na divulgação dos Direitos Humanos, da Paz, da Tolerância e da Justiça Social. Prêmio Institucional: destinado a instituições ou grupo de pessoas que tenham realizado ou estejam desenvolvendo pesquisas ou atividades para a difusão e promoção dos Direitos Humanos. As inscrições encerram-se no dia 30 de setembro de 2009. Leia mais informações

III Jornada de Psicologia

O Setor de Psicologia do HUPAA realiza no dia 16 de outubro, dentro da programação que compõe o calendário de eventos científicos da Direção de Ensino, a 3ª edição da Jornada de Psicologia, um evento aberto a estudantes e profissionais da área com atividades no hospital e em outras instituições do Estado e que acontecerá no auditório central do hospital. As inscrições serão feitas na hora do evento

8º SLACA

O Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos – “Ciência de Alimentos no mundo globalizado: novos desafios, novas perspectivas”, que será realizado de 8 a 11 de novembro de 2009 em Campinas-SP. Para maiores informações visite o site do evento.

5º Congresso Brasileiro de Metrologia

Com o propósito de fortalecer o desenvolvimento da Metrologia e da Instrumentação, principalmente no Brasil e na América Latina, congregando pessoas e entidades para produzir conhecimento e cultura científica, a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) irá realizar o 5º Congresso Brasileiro de Metrologia (Metrologia2009), sob o tema “Metrologia para a Competitividade em Áreas Estratégicas”. O evento será realizado em Salvador, Bahia, no período de 9 a 13 de novembro de 2009. Paralelamente ao congresso será realizada uma exposição de serviços e equipamentos científicos. Assim, padrões, equipamentos de medição, insumos aplicados à metrologia e material bibliográfico poderão ser expostos em estandes da MetroExpo2009 a ser realizada durante o Congresso. A Ufal integra a Rede Metrológica de Alagoas.

Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista prorrogadas para junho de 2010

O Prêmio Jovem Cientista é uma parceria entre o CNPq, a Fundação Roberto Marinho e o Grupo Gerdau. O objetivo é estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e pesquisadores que procuram alternativas para os problemas brasileiros. As inscrições foram prorrogadas para 30 de junho de 2010, até às 18h. Esta edição do prêmio tem como tema "Energia e Meio Ambiente". Os vencedores da modalidade Graduado serão contemplados com prêmios em dinheiro. O CNPq também disponibilizará bolsas para os três primeiros colocados nas categorias graduado, estudante do ensino superior e estudante do ensino médio.