Consuni decide nesta quinta-feira se adere ao novo Enem

18/05/2009 08h48 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h44
novo Enem em discussão

Realizar um processo seletivo unificado e de caráter nacional para o acesso às universidades. Nesta nova forma de acesso, o aluno poderá escolher 5 opções de curso em 5 instituições diferentes. A prova unificada para o acesso às instituições será um reformulado e Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Novo Enem). Em linhas gerais, esta é a proposta do Ministério da Educação (Mec) para a substituição do atual vestibular. E é esta proposta que a Ufal está debatendo com a sociedade a fim de decidir se altera, ou não, o seu atual mecanismo de acesso.

A decisão sobre a mudança no atual vestibular, com a adoção do novo modelo de acesso proposto por Brasília, será discutida nesta quinta-feira, 14:30h, pelo Conselho Universitário (Consuni) da Ufal, órgão máximo de deliberação da Universidade composto por conselheiros representantes de professores, técnicos-administrativos e estudantes da instituição. Com reuniões periódicas, o Consuni abrirá data em seu calendário para discutir a questão. O Mec quer divulgar já nos últimos dias deste mês um balanço geral sobre quais instituições federais de ensino superior aderiram à proposta.

Vantagens

Entre os ganhos em uma possível adoção do Novo Enem estariam a definição para o Ensino Médio de uma matriz curricular comum de habilidades e um conjunto de conteúdos associados a elas; a possibilidade de comparar os resultados dos exames através de uma base comum nacional; e o fortalecimento da concepção de um Sistema Nacional de Educação.

Outro benefício direto seria a possibilidade de maior mobilidade estudantil, uma vez que esta é inerente ao novo modelo de acesso às instituições. Pela proposta do Mec, candidatos vindos de outros estados terão facilidade para concorrer às vagas em Alagoas e estudantes alagoanos também terão facilidade para pleitear vagas em universidades de outros estados brasileiros, por meio da realização do Novo Enem mais voltado à avaliação da capacidade analítica e de raciocínio dos estudantes ou dos formados no Ensino Médio.

Alternativas

As universidades federais possuem autonomia para decidir acerca da adoção do novo modelo de acesso e poderão adotar diferentes possibilidades de utilização do Novo Enem. Entre estas possibilidades, está a adoção do Novo Enem como fase única e integrante de um Sistema de Seleção Unificada nacional, informatizado e on-line; ou como primeira fase de um processo seletivo organizado pela própria instituição. Outras alternativas são: a utilização do Exame em combinação com o modelo de vestibular realizado pela instituição; ou a adoção do Novo Enem como fase única para as vagas remanescentes deste vestibular.

“Estamos levando esta discussão a todos os setores envolvidos com a temática da educação em Alagoas. Já nos reunimos com o Conselho Estadual de Educação, com representantes de estudantes e com diretores e coordenadores das escolas públicas e privadas. A decisão do Consuni certamente será o reflexo do posicionamento da comunidade acadêmica da Ufal e também da sociedade alagoana. Queremos expor ao máximo este projeto do MEC para que a decisão a ser tomada seja a melhor diante do desafio nacional e regional de ampliar o acesso às universidades oferecendo cada vez mais um ensino superior público e de qualidade”, afirmou a reitora da Ufal Ana Dayse Rezende Dorea.

Decisões

Nacionalmente, as universidades federais estão discutindo a proposta. Na região Nordeste, a Universidade Federal do Vale do São Francisco decidiu adotar o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009. Nesta Universidade, 50% das vagas serão reservadas para estudantes de escola pública. Já a Universidade Federal da Bahia adotará fase única para os quatro cursos de Bacharelado Interdisciplinar e o curso superior de tecnologia. A Universidade Federal do Maranhão adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009.

Outras instituições, como a Universidade Federal do Piauí, vão adotar fase única para 50 % das vagas de todos os cursos e para preencher vagas remanescentes a partir do processo seletivo de 2009. A Universidade Federal de Pernambuco resolveu adotar o Enem para 1ª fase e está em discussão naquela Universidade o preenchimento de vagas remanescentes pelo novo modelo. Também em Pernambuco a Universidade Federal Rural decidiu adotar o Novo Enem em fase única e para as vagas remanescentes a partir de 2009.

Universidades Federais de estados como Sergipe, Ceará, Paraíba, Rio Grande Norte, e também a de Alagoas, devem decidir acerca do Novo Enem nos próximos dias.