Começa nesta quarta o I Encontro Internacional de Turismo

As inscrições para o evento estão encerradas. Com 320 inscritos, o I Encontro Internacional de Turismo será realizado nesta quarta, 27 de maio, das 9h às 18h, no auditório do Csau, e tem presenças confirmadas de renomados professores, como Lluis Mundet e Maria Clara Dias, da Universidade de Girona, na Espanha.

12/05/2009 10h41 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h43

Com o tema “Turismo, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano”, o I Encontro Internacional do Polo Penedo/Campus Arapiraca inicia sua programação às 9h, com a abertura que será realizada pela reitora Ana Dayse Dorea, com as participações da Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento; da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal; da direção do Campus Arapiraca; e da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas, seguida de apresentação do Corufal. A partir das 10h, segue-se palestra sobre “Políticas Públicas de Turismo", com as presenças dos professores Silvana Pirillo e Alan Curcino, do Polo Penedo. Na ocasião, haverá apresentação de projeto de pesquisa e resultados preliminares (Cooperação Internacional - AECID) e palestra sobre “Sustentabilidade de Destinos Turísticos”, com o professor Lluis Mundet I Cerdan, da Universidade de Girona.

No período da tarde, haverá palestra às 14h com o professor Arim Soares sobre "Turismo sexual, Prostituição e Exploração Sexual: repensando conceitos". Às 15h30, os participantes conferem uma exposição dos trabalhos de pesquisa em Turismo de discentes e, às 16h30, uma mesa-redonda sobre “Políticas de Turismo e Desenvolvimento Sustentável”, com os professores, Lluis Mundet, Maria Clara Dias, Silvana Pirillo e Lindemberg Medeiros.

Docentes e discentes de Turismo, Administração, Geografia e áreas afins, além de gestores públicos e demais envolvidos com políticas de turismo devem participar do evento. “Um dos objetivos é construir uma análise da administração pública de turismo e o atual Programa de Regionalização e do Turismo – Roteiros do Brasil e os Arranjos Produtivos Locais (APL’s), no Estado de Alagoas”, informa a professora Silvana Pirillo,  do curso de Turismo e coordenadora do evento. Entre os participantes, algumas presenças já estão confirmadas como a da Unidade de Turismo do Sebrae; da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio; da Secretaria de Turismo de São Luiz do Quitunde; e da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas.

O evento visa a promoção de debates sobre as concepções de desenvolvimento, a sustentabilidade, assim como os impactos gerados nas sociedades locais em decorrência do turismo como atividade econômica; construir uma análise da administração pública de turismo, além de consolidar a política de cooperação internacional  da Ufal, promovendo a interação e troca de conhecimentos entre a Universidade de Girona – Espanha e a Universidade Federal de Alagoas e estreitando relações de parcerias em processos de investigação científica.

Os dois professores da Universidade de Girona, Maria Clara Dias e Lluis Mundet, chegaram em Maceió neste domingo, somente retornando à Espanha no dia 2 de junho. Durante esses dez dias, eles serão acompanhados por um grupo de professores do curso de Turismo do Polo Penedo, coordenado pela professora Silvana Pirillo, em visitas aos municípios que fazem parte dos APL’s de “Turismo Lagoas e Mares do Sul”, participarão do evento na próxima quarta, 27, e de reuniões com os professores do curso.

Mais informações: no site do encontro ou pelo telefone: 3551-2784 (falar com Josênia).

Cartaz_Encontro Internacional de Turismo