Bolsistas da Ascom: mais uma conquista para comemorar


08/05/2009 11h02 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h43
Parabéns formandos!

Parabéns formandos!

Lenilda Luna – jornalista

A Assessoria de Comunicação da Ufal conta, há mais de um ano, com o entusiasmo e a capacidade de trabalho de quatro bolsistas que, nesta sexta-feira, colaram grau em Comunicação Social.

Vale destacar a história desses bolsistas, que superaram muitas dificuldades, desde a aprovação no vestibular até a luta para se manterem nos cursos, e que agora comemoraram a conclusão de uma etapa importante da formação profissional: o bacharelado em Comunicação Social. São eles: Jacqueline Freire, Raniella Barbosa, Gilvânio Antônio dos Santos e Cristiane Honorato.

Jacqueline Freire forma-se em jornalismo com uma boa experiência em jornalismo na Web. Nesses quase dois anos em que atuou como estagiária da Assessoria de Comunicação da Ufal, ela produziu várias matérias sobre pesquisas científicas e ações realizadas pela universidade em diversas áreas. Essas matérias foram veiculadas não apenas no site da Ufal, mas repercutiram nos sites da Andifes e MEC, e nos veículos da imprensa local. Só para recordar, uma reportagem feita por Jacqueline sobre o alto índice de internamentos provocados pela gestação em adolescentes foi manchete em vários noticiários do Estado.

Raniella, Gilvânio e Cristiane contribuíram com muito profissionalismo para a realização de vários eventos na Ufal. Eles também se formam em Relações Públicas com uma carga de experiências de alto nível. Basta lembrar que eles foram responsáveis pela organização de atividades importantes como o encontro do Reuni, no hotel Ritz, em setembro do ano passado, que contou com as presenças de reitores de várias universidades brasileiras e representantes do Ministério da Educação.

Os relações públicas também contribuíram para o sucesso de eventos com a Bienal do Livro, lançamento da pedra fundamental do Campus Sertão; participaram também do planejamento e coordenação do projeto de extensão "Pipoca e Cultura no Campus", projeto de inclusão sócio-cultural que atende a alunos do PET - Jorge de Lima-  localizado no Campus Maceió,  atividades estas que exigiram uma boa coordenação dos RPs.

É importante destacar também a trajetória de dois desses bolsistas: Gilvânio e Cristiane. Eles representam bem o investimento da Ufal em abrir as portas da universidade para estudantes oriundos das escolas públicas, que enfrentam muito mais problemas para ter acesso ao ensino superior, em função das deficiências ainda existentes no ensino público fundamental e médio do Estado.

Gilvânio Antônio é morador do Ouro Preto e estudou em escolas públicas durante toda a formação escolar dele. Depois de vencer a difícil etapa do vestibular, sendo aprovado no sistema de cotas, ele contribuiu com o programa Conexões de Saberes, desenvolvendo ações comunitárias no conjunto Denisson Menezes.

Cristiane Honorato também é oriunda de escolas públicas, foi aprovada no sistema de cotas e participou do programa Afroatitude, que desenvolve atividades com afrodescendentes nas comunidades.

Pesquisas

Os trabalhos de conclusão de curso - TCCs - apresentados pelos bolsistas, refletem a experiência que eles adquiriram nas várias atividades que desenvolveram durante a graduação, indo bem mais além do que a sala de aula.

Raniella Barbosa escolheu como tema a responsabilidade social da marca e avaliando empresas que realizam ações sociais nas comunidades em que estão inseridas.

Cristiane Honorato avaliou a “Importância e a Atuação das Relações Públicas na Gestão Municipal”, apresentando como tema a organização governamental da Prefeitura Municipal de Rio Largo, propondo ações e ferramentas de comunicação que possam resultar em uma melhor comunicação com o público interno e externo. Foi utilizada na metodologia, uma pesquisa de opinião com os funcionários e analise, onde se identificou as ferramentas necessárias para a comunicação.  O desafio do trabalho foi refletir sobre a necessidade que se possui de ter na gestão um setor de comunicação, com profissionais voltados para a imagem da instituição e para ações que favoreçam os moradores do Município de Rio Largo.

Gilvânio enfocou o bairro em que ele mora e desenvolveu a monografia sobre a “Comunicação Ajudando na Construção da Cidadania do Bairro de Ouro Preto”. O estudante fez um resgate histórico do bairro, através de ações de cidadania, com a finalidade de levar informação e democratizá-las através do processo de produção, reprodução e divulgação de notícias para a comunidade e a sociedade em geral.  “Diante das ações o que se pretende é a criação de um site para a divulgação e capitação de notícias de interesse da comunidade, além de expor as informações da pesquisa em uma cartilha ilustrativa, com dados relevantes ao bairro, gráficos e fotos”, explica Gilvânio.

A jornalista do grupo, Jacqueline Freire, desenvolveu o TCC sobre o cinema, analisando dez filmes para saber qual a imagem do nordestino contida neles. “Os nordestinos que se apresentam nestes filmes são pessoas cheias de problemas, mas que vivem sempre em busca da felicidade. Não importa o que devem fazer, o importante é ser feliz”, revela Jacqueline.  “Outra curiosidade é que as mulheres são a parte racional da maior parte das histórias. Ao contrário do perfil feminino culturalmente apresentado em nosso país, da mulher frágil e sensível, as mulheres nordestinas, particularmente nos filmes estudados neste trabalho, são fortes, lutadoras e por muitos momentos, tomam o espaço dos homens na trama, como nos filmes Eu, tu, eles; Caminho das Nuvens; Deus e o diabo na terra do sol; Os três Mosqueteiros; Onde anda você e Luzia Homem. São elas que direcionam seus homens, que trabalham, que puxam os personagens masculinos do sonho de volta a realidade” concluiu Jacqueline, no trabalho.

A Assessoria de Comunicação da Ufal recebeu desses quatro estudantes que se formaram na última sexta-feira, dia 8, uma contribuição de qualidade. “Além do estímulo e entusiasmo dos bolsistas, ganhamos com a vontade que eles demonstraram de aprender e com a grande dedicação ao trabalho”, destacou a coordenadora da Ascom, jornalista Márcia Alencar. “Nesse momento de conquista, não podíamos deixar de agradecer e parabenizar”, conclui a coordenadora.

Leia também: artigo de professor de Comunicação da Ufal é publicado pelo Observatório da Imprensa