Agenda Cultural: Pinacoteca abre exposições “Nas Ruas” e “Tralha”

14/05/2009 08h32 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h44

Pinacoteca

A Pinacoteca da Ufal, localizada no Espaço Cultural da Praça Sinimbú, inaugura às 20h desta quinta-feira, 14, com a presença da reitora Ana Dayse Dorea, as Exposições “Nas Ruas”, de Ana Ruas, e “Tralhas”, de Francisco Oiticica. “Nas Ruas” revela a preocupação da artista plástica com a estética da cidade e tem o objetivo de educar visulamente o home urbano para a harmonia da paisagem. “Tralhas” reúne fotografias digitais com representações da identidade visual praiana de Maceió. As exposições ficam na Pinacoteca até 26 de junho.

Dia Alagoano do Teatro

Nesta quinta-feira, 14, às 17h, haverá uma performance da Associação Teatral Joana Gajuru, com esquetes do espetáculo “Versos de um lambe-sola”, na Praça Deodoro em frente ao Teatro, em comemoração ao Dia Alagoano do Teatro, data do aniversário de Linda Mascarenhas. A grande dama do Teatro de Alagoas, faleceu no dia 14 de maio de 1991. Em 09 de junho 2001, a lei nº 6.243 de 02 de julho de 2001 declarou o dia 14 de maio como Dia Alagoano do Teatro.

Casa do Penedo sedia oficina de Cultura

Começou nesta quinta-feira, 14, às 9h, a oficina “Gestão e documentação de acervos”, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no auditório da Casa do Penedo.  O evento, que tem o apoio do Departamento de Museus (DEMU), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Ministério da Cultura, prossegue até sábado. Ministrado pela professora doutora Rosana Nascimento, da Universidade Federal da Bahia, a atividade é mais uma ação de interiorização das ações da Secult, com o intuito de levar mais conhecimento aos gestores e servidores de equipamentos museológicos. Mais informações: (82) 3315-7874 ou no email: mupa.alagoas@gmail.com.

Cine Sesc

O Cine Sesc Centro, localizado na rua Barão de alagoas, exibe nesta quinta-feira, 14, às 19h, o longa-metragem Árido Movie, do diretor pernambucano Lírio Ferreira. O filme conta a história de um repórter de uma grande rede de TV em São Paulo que volta ao interior do Nordeste para o sepultamento do pai dele. Neste reencontro com a família, ele enfrenta cobranças inusitas.

Instrumental

Ainda nesta quinta, dia 14, será aberta a segunda edição do projeto Instrumental no Arena, com o show “No Quarto Escuro”, de Everaldo Borges, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. A partir de 19 horas. Além do repertório do CD, o show de Everaldo Borges contará com outras composições e a garantia do toque particular e característico da “linguagem pessoal”  do artista, nos mais diversos ritmos como baião, forró, choro, boi e maracatu, e ainda a salsa, funk e balada jazz.

Arte no Campus

O Movimento Correnteza realiza nesta sexta-feira, 15, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o ‘Universidade Fazendo Arte’ (UFA). O evento começa a partir das 17h, no pátio externo do Restaurante Universitário, no Campus A. C. Simões. A intenção é formar apreciadores dos mais diversos segmentos artísticos, fazendo da Universidade o palco principal. A Praça do RU servirá de palco para apresentações de grupos de hip hop e de percussão, além de forró pé-de-serra. Paralelo às apresentações, haverá exposição de desenhos (grafite) e pinturas de alunos da Ufal e de artistas da terra.

Teatro

No mês de maio, o espetáculo Alice!?, da Cia do Chapéu, estará de volta com apresentações nos dias 15,16, 22, 23, 29 e 30, sempre às 19h. Com a proposta de fazer uma releitura da obra Alice no País das Maravilhas, a Cia do Chapéu, sob a direção de Thiago Sampaio, lança uma proposta que, além de contar a história da curiosa menina Alice, revela de forma dinâmica um outro País das Maravilhas: o teatro.

Tributo à Bob Marley

Neste domingo, 17, a partir das 22h, será realizado o evento que celebra o legado de Bob Marley, com as presenças das bandas Vibrações, Mensageiros de Jah e Cidade Rasta. Típico programa para quem curte a energia rastafári.