Ações para melhorar o IDEB em Alagoas avançam apesar das dificuldades

- Atualizado em
Professor Tiago Leandro | nothing
Professor Tiago Leandro

Com o objetivo de melhorar o processo de gestão escolar e consequentemente intervir nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o Governo Federal em parceria com o Estado de Alagoas e Municípios engaja-se na meta de expansão do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE – Escola). O PDE–Escola corresponde a uma das ações do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, materializado através do Termo de Compromisso assinado pelo Estado e municípios alagoanos.

O coordenador do projeto é o professor Tiago Leandro Cruz Neto, do Centro de Educação da Ufal, com a colaboração das professoras Elione Diógenes e Edna Prado. Tiago Leandro informa que no Estado de Alagoas o PDE-Escola está sendo articulado em parceria entre a Ufal, a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Alagoas, desde o ano passado.

“O IDEB de Alagoas é 3.3, abaixo da média nacional de 4.2, configurando-se como o pior indicador brasileiro. Portanto, é necessário o compromisso, o engajamento de todos que fazem a educação pública desse Estado, para melhora a qualidade do ensino,” ressaltou o professor Tiago. “O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é um programa do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE-MEC), que tem como objetivo implantar e implementar a metodologia de planejamento estratégico nas unidades escolares, com a finalidade de melhorar os seus indicadores qualitativos e de desempenho”, explicou o professor.

Em Alagoas, são 512 escolas que apresentam IDEB abaixo da média nacional. Em 2007 o IDEB apresentado na rede estadual de ensino foi de 3,3 para as series inicias do ensino fundamental e 2,7 para as series finais, atingindo desde então a meta projetada para 2009. No entanto houve um recuo do IDEB na rede estadual do ensino médio. Se em 2005, o índice foi de 2,8, em 2007 caiu para 2.6, não atingindo a meta de 2007 que seria de 2.8.

As escolas com IDEB abaixo da média nacional são consideradas prioritárias e recebem do Governo Federal de dez à setenta e cinco mil reais, de acordo com o número de matrícula da Educação Básica, para realizarem ações que constam no plano elaborado por cada unidade de ensino.

Ações

Várias ações já foram desenvolvidas para melhorar o Ideb de Alagoas, além da formação de comitês estratégicos para monitoramento, que acompanham a elaboração do PDE-Escola, nos estabelecimentos de ensino, oferecendo assessoramento.

Apesar de todo o esforço, dificuldades são encontradas, principalmente nos municípios do interior do Estado, onde a influência política é mais forte. “Em mais de 90% dos municípios, os gestores são indicados pelos prefeitos. Muitos dos gestores que estavam no processo PDE-Escola ano passado foram retirados para dar lugar a novos gestores escolares, aliados aos grupos políticos dos prefeitos eleitos, ou seja, a capacitação oferecida ano passado praticamente se perde, porque entram novos técnicos, sem nenhuma informação dos sujeitos que ocupavam os cargos no momento anterior” explica o coordenador do PDE Escola. “Há casos, por exemplo, em que desaparecem os documentos PDE-Escola dos estabelecimentos de ensino, ficando o gestor atual sem nenhum ponto de apoio para dar prosseguimento aos trabalhos”, denuncia ele.

Mesmo diante destas dificuldades, Tiago afirma que o trabalho tem avançado. “É evidente que precisamos muito mais, já que a tarefa é enorme, principalmente quando se trata de envolvimento da comunidade na discussão, na construção tanto de seu Projeto Político-Pedagógico como do PDE-Escola”, pondera o coordenador.

A preparação dos monitores para acompanhar a elaboração do PDE-Escola 2009 já foi iniciada.  “Neste sentido estamos visitando as Coordenadorias no interior e fazendo reuniões para acompanhamento desse processo. Essa ação é importante para acompanhar a elaboração e execução das ações planejadas pelas escolas. Ainda mais em ano da Prova Brasil, quando é preciso mais atenção para obtermos melhores resultados,”, explica Tiago Leandro

Maiores informações podem ser tidas no site do MEC e do FNDE, ou traves do e-mail, pdeescola@hotmail.com e do prof. Tiago Leandro tiago.cedu.ufal@hotmail.com.