UFAL e BNB lançam o Projeto de Acessibilidade

13/04/2009 11h55 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h40

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e o Banco do Nordeste lançam nesta quarta-feira, 15 de abril, às 9h30, no auditório da superintendência estadual do BNB, no Centro, mais um projeto voltado para a inclusão digital e cultural de pessoas portadoras de necessidades especiais: o Projeto Acessibilidade de Deficientes Visuais à Web.

Este é o quinto projeto da Edufal que visa elaborar ações inclusivas – diretrizes traçadas como prioridades da atual administração da Universidade. Considerado pioneiro no âmbito das editoras de universidades federais, o projeto "Edufal em Braille" é voltado para a publicação de livros na linguagem utilizada pelos deficientes visuais e já conta com 20 títulos desde seu lançamento, em 2004. Através da sonorização e instrumentos específicos na internet, o projeto viabiliza a navegação em sites e, além disso, busca promover a inclusão e a inserção dos cegos no mercado de trabalho, além de capacitar o pessoal da área de informática a preparar sites acessíveis.

A ação é patrocinada pelo BNB e está dividida em três etapas: tornar o site acessível a portadores de necessidades especiais, publicação do livro (em tinta) "Técnicas de Acessibilidade: criando uma Web para Todos" e edição de um manual em Braille, intitulado "Aprendendo a Navegar na Web".

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Jalves Mendonça Nicácio e Elizamar Batista dos Santos, com a orientação do professor Marcus de Melo Braga, participação de Arthur Paredes e coordenação geral da professora Sheila Maluf.

A distribuição dos livros será gratuita para todos os municípios com biblioteca em Alagoas e às bibliotecas públicas e instituições de ensino de todo o Brasil.