Renovação do quadro docente: mais 17 professores tomam posse

16/04/2009 16h51 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h40
Reitora Ana Dayse, vice-reitor Eurico Lôbo e Wellington Pereira, diretor do Dap

Rose Ferreira - jornalista

Na tarde desta quinta-feira, 16 de abril, 17 novos docentes tomaram posse na sala dos Conselhos Superiores Professor Eduardo Almeida da Silva, no prédio da Reitoria.

Após lerem o juramento do servidor público e o termo de ética da universidade, cada novo docente assinou o seu respectivo termo de posse, recebeu uma pequena lembrança e foi cumprimentado pelos componentes da mesa - reitora Ana Dayse, vice-reitor Eurico Lôbo e diretor do Departamento de Administração de Pessoal (Dap), Wellington Pereira.

Os novos servidores empossados foram Allan Cunha Barros; Ana Paula Lima Marques Fernandes; André de Lima Moura; Antônio Lucrécio dos Santos Neto; Claudia Buzatti Souto; Daniel de Noronha F. Vieira da Cunha; Edna Telma Fonseca e Silva Vilar; Fabiano Timbó Barbosa; Ivanise Gomes de Souza Bittencourt; Maritza Montoya Urbina; Milka Alves Correia; Monica Lopes de Assunção, representada por seu procurador Haroldo da Silva Ferreira; Rodrigo Gameiro Guimarães; Sostenes Ericson Vicente da Silva; Valdevan Rosendo dos Santos; Wagner Ferreira da Silva; e William de Siqueira Piaui. Ao todo, foram 14 professores assistentes, dois auxiliares e um adjunto.

Na oportunidade, a reitora parabenizou os novos empossados por estarem entrando na universidade por mérito e esforço próprio, através de concurso público. “Os familiares também estão de parabéns. De fato, esta é uma data muito especial em suas vidas; e a Ufal recebe vocês de braços abertos. Ser professor é uma das missões mais belas porque ajudamos o outro a crescer, formamos profissionais que irão influenciar diretamente a sociedade”, enfatizou.

Dirigindo-se particularmente aos profissionais que atuarão no interior, a reitora salientou que eles chegam com o desafio de construir, expandir o conhecimento em um Estado que ainda apresenta um índice de 40% de analfabetismo. “Vocês têm uma grande responsabilidade em mãos. Persigam a carreira acadêmica, qualifiquem-se sempre, ajudem-nos a levar cultura, ciência e tecnologia para esse Estado”, frisou.

O vice-reitor também fez uso da palavra, reafirmando o privilégio dos novos docentes. “Assumam este cargo com muita bravura. Vocês serão os principais protagonistas da mudança desse Estado, afinal só a educação tem poder para tanto. Construam conosco a universidade que todos nós queremos”, disse Eurico Lôbo.

Uma das docentes recebeu merecido destaque por já integrar o quadro de servidores da universidade há 14 anos: Milka Alves Correia. Ela ingressou na universidade em 1995, no cargo de administradora, no Hospital Universitário. Afastou-se para fazer mestrado na área e, quando retornou, tentou concurso para docente. “Não passei no meu primeiro concurso para professor. Mas neste, eu consegui finalmente e estou muito feliz”, disse Milka, professora do curso de Administração do campus Arapiraca, visivelmente emocionada.

Ana Paula Lima Marques Fenandes já foi professora substituta da Ufal por dois anos e, através desse concurso, conseguiu se efetivar no cargo. “É uma sensação indescritível, estou retornando a essa casa pra ficar agora”, comemorou Ana Paula.

Até o momento, cerca de 300 professores ingressaram na Ufal, o que representa uma renovação do quadro em 30%. Os novos servidores passarão por um período de capacitação, através da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), para situá-los e orientá-los sobre a estrutura da universidade, bem como esclarecer eventuais dúvidas.

Atualmente, dois editais estão abertos com 57 vagas para novos docentes.