Recurso contra o diploma de jornalista é retirado da pauta do STF


02/04/2009 11h27 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h38

Arnaldo Santtos

 A Executiva da FENAJ e a Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma vão se reunir para traçar novas estratégias de continuidade do movimento.

Às 16h45 desta quarta-feira (1º/04) a coordenação do movimento foi informada oficialmente que, a pedido do presidente do Supremo Tribunal Federal e relator do RE 511961, ministro Gilmar Mendes, o tema foi retirado da pauta. Não foi divulgada nova data para julgamento do recurso contra o diploma.

Faixas, cartazes, apitaço e palavras de ordem formaram o cenário do Ato Nacional em Defesa do Diploma. O movimento próximo ao STF foi vigiado por policiais da ROTAM, a tropa de choque de Brasília.

O ato em Brasília contou com manifestantes de diversos estados. Dois ex-presidentes da FENAJ, Armando Rollemberg e Américo Antunes, e os presidentes do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Edson Spenthof e Maurício Azêdo, respectivamente, também participam das manifestações. Palavras de ordem como “Gilmar Mendes, preste atenção, jornalista é profissão” e “Supremo Tribunal, Diploma é legal” sintetizaramm o desejo de ver rejeitado o recurso que questiona a constitucionalidade do diploma.

No plenário, onde era possível ver e ouvir a manifestação, começou a ser apreciada a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) da Lei de Imprensa. Mas esse julgamento também foi suspenso e está sendo remarcado para o próximo dia 15.

 

Fonte: Fenaj