Mestrando apresenta etnia Xucuru na Cidade do México

13/04/2009 11h45 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h40
Mestrando de Sociologia, Cosme Rogério

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

O aluno de mestrado em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas, Cosme Rogério, apresentará um simpósio, no período de 19 a 24 de julho, na Cidade do México. A apresentação fará parte do 53º Congresso Internacional de Americanistas – ICA, cujo tema é "Povos americanos: mudanças e continuidades. A construção do próprio em um mundo globalizado".

Ao todo, serão apresentados 366 simpósios e cinco seminários com os seguintes temas: responsabilidade de projetos e programas de investigação, responsabilidades de licenciatura, responsabilidades de gestão social, responsabilidades de pós-graduação, problemas dos educadores da educação superior, da ciência e da cultura

“O estudo busca oferecer uma nova teoria de formação. Como Palmeira dos Índios surge no conteúdo desse novo processo e como a construção do índio é permanente na cidade”, afirma Cosme Rogério.

O mestrando apresentará o simpósio “A Formação da Identidade Social Xukuru-Kariri de Palmeira dos Índios: Uma Relação de Poder e Violência”. O estudo da formação da etnia indígena, que resulta de uma pesquisa de natureza historiográfica, tem o objetivo de relembrar, revisar e interpretar fatos históricos relacionados à construção da identidade social dos índios Xukuru-Kariri, em Palmeira dos Índios.

Leia também: Ufal apóia Congresso Internacional de Semiótica.