Fórum da Aquicultura Alagoana apresenta projetos


06/04/2009 09h32 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h39
context/imageCaption

Reunião do Fórum de aquicultura

O Fórum da Aquicultura Alagoana realizou, na última quarta-feira (01), na sede da 5ª Superintendência Regional da Codevasf, em Penedo-AL, uma reunião ordinária para apresentação dos projetos programados para 2009. Entre as ações planejadas, estão a inclusão da venda do pescado na merenda escolar, a criação da Semana Estadual do Pescado e o início de negociações para obter tratamento tributário diferenciado para comercialização do pescado beneficiado.

Durante a reunião, foram apresentados cerca de 50 projetos e ações que pretendem fortalecer a atividade de cultivo de organismos aquáticos sob condições controladas para benefícios econômicos ou sociais. Os projetos estão agrupados em seis grandes áreas de atuação: marketing, tecnologia, capacitação, gestão, infraestrutura e infraestrutura pública.

Uma das propostas discutidas foi a realização de um festival anual do tambaqui no município de Penedo. A ideia é integrar o evento em planejamento ao Festival Gastronômico promovido pelo Pólo da Universidade Federal de Alagoas na cidade, que teve sua primeira edição realizada em dezembro de 2008.

Para o coordenador do Fórum, Miguel Alencar, a reunião de produtores, pesquisadores, órgãos públicos, entre outros parceiros, já trouxe importantes conquistas para a aquicultura alagoana. “O fortalecimento das parcerias certamente foi um dos avanços que obtivemos desde a criação do Fórum em 2007”, revelou.

Alencar ainda destacou o papel da Codevasf em Alagoas neste processo. “A Codevasf foi uma das criadoras do Fórum, uma das instituições-mãe. Desde o início, foi quem mais impulsionou o desenvolvimento da aquicultura, inclusive com o aporte de recursos”, declarou. Ele também pediu que mais parceiros se engajem nos projetos para enriquecimento do espaço.

O papel de vanguarda do Fórum como impulsionador da aquicultura e do desenvolvimento econômico e social do Estado a partir desta atividade também foi destacado por Alexandre Delgado, chefe da Unidade de Arranjos Produtivos (APL) da 5ª Superintendência Regional. “Conseguir reunir todos esses parceiros representa um avanço para a aquicultura alagoana e a quantidade de projetos resume tudo isso”, comemorou.

Na reunião, compareceram representantes da Codevasf em Alagoas; Ufal; Universidade Federal Rural de Pernambuco; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri); Prefeitura de Delmiro Gouveia, entre outros. As reuniões ordinárias são mensais e ainda não há uma data marcada para o próximo encontro.