Exposição, música e muita diversão na Agenda Cultural

16/04/2009 10h20 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h40

Pinacoteca

As criações do artista plástico Lula Nogueira voltam a ocupar os salões da Pinacoteca Universitária (Praça Sinimbu). A mostra “Maceiópolis/Maceioca/Maceiótima” fica em cartaz até 24 de abril. Visitação de terça a sexta, das 8:30 às 12h e das 14h às 17h. Tel.: 3221-7230.

Instrumental

Já estão confirmadas as próximas atrações do projeto Concerto aos Domingos. No dia 3 de maio, acontece o recital do duo formado por Maria Pia Toso (harpa) e Jussiara Albuquerque (piano). A partir das 10h, no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, na Ladeira do Brito, Centro. Aberto ao público e imperdível.

II Seminário Anual do Laboratório de Movimentos Étnicos

A Universidade Federal de Alagoas, por meio Instituto de Ciências Sociais com o apoio da Pró- Reitoria de Extensão, realiza o II Seminário Anual do LEME com o tema “Movimentos étnicos e sociais: sua relevância para a modernidade”, que acontecerá no período de 7 a 9 de maio no Museu da Imagem e do Som. A programação é composta de mesas – redondas, apresentação de trabalhos além da II Mostra Anual de Filmes e Fotografias do LEME. Entre os assuntos abordados estão: Etnomusicologia - Etnicidade e música; Imagem e Etnicidade: Experiências Etnográficas de Registros Visuais; Etnofarmacologia e Etnobotanica indígena; Políticas públicas para os povos indígenas: dilemas e perspectivas; Controvérsias e processos interativos: Etnografias das situações de pesquisa entre grupos indígenas e quilombolas; Práticas corporais, jogos e esporte indígena: Diálogos interculturais e identidade; As dimensões da diversidade cultural alagoana; Identidade, território e políticas públicas, entre outros. O evento contará com algumas apresentações culturais como: o grupo de Capoeira Angola Quilombola Arte é Cultura, Mestre Tunico; Apresentação da Roda de Coco dos Pescadores do Jaraguá e Orquestra de Tambores de Alagoas e do Baque Alagoano. Mais informações: www.seminarioleme.blogspot.com.

Índios

A partir deste domingo, 19, o salão principal do Memorial à República abriga a exposição “Índios na era Digital”, fruto das oficinas do artista Sandro Egues nas comunidades indígenas Kariri-Xocó (AL), Pankararu (PE) e Potiguara (PB). A mostra reúne vídeos e fotografias registrando o cotidiano dessas aldeias. Em cartaz até 29 de abril. Visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados até as 18h. Tel.: 3223-7863.

Circo

Até 24 deste mês, o Museu Palácio Floriano Peixoto abriga a exposição “Personas Circenses”. São 50 bonecos de papel, madeira e arame que retratam números circenses. Os trabalhos são fruto da criatividade dos jovens do projeto Sua Majestade o Circo. Visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h; sábados, domingos e feriados das 13h às 17h.