Estudantes do interior participam da Olimpíada Brasileira de Informática

13/04/2009 11h24 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h40

Por meio de um trabalho de extensão que divulgou e organizou a Olimpíada, o curso de Ciência da Computação do Campus Arapiraca conseguiu que 778 alunos fossem inscritos. Os estudantes representam escolas públicas e particulares das cidades de Arapiraca, Campo Alegre, Craíbas, Girau do Ponciano e Maribondo. Do total de inscritos, cerca de 600 alunos fizeram as provas. Um número bastante expressivo uma vez que ano passado apenas 29 participaram.

As provas da Olimpíada Brasileira de Informática foram realizadas no início de abril, em promoção da Sociedade Brasileira de Computação e apoio da Unicamp, em todo o território nacional. A modalidade Iniciação desta olimpíada é voltada aos alunos de ensino básico e fundamental. A prova contém questões de raciocínio lógico com objetivo de despertar o interesse dos alunos pela Computação.

Outro objetivo é identificar possíveis novos talentos para a área, premiando os melhores colocados com medalhas (bronze, prata e ouro). Além disso, os melhores lugares ganham uma viagem de ida e volta, mais hospedagem, para Unicamp, para fazer um curso introdutório de programação.

Noutra modalidade, Programação, 64 alunos de todo o Estado participaram. Sendo que destes, 47 somente do Instituto Federal de Alagoas, antigo Cefet, campus Palmeira dos Índios. Essa maioria na participação se deu graças a um trabalho conjunto do Curso de Computação do Campus Arapiraca, com o professor Elthon Oliveira, e do curso Técnico Integrado de Informática do Ifet/Palmeira dos Índios, com os professores Emerson Lima e Hélio Martins.