Começa terça-feira a Semana de Ecologia

01/04/2009 10h01 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h38
folder - frente

Jacqueline Freire – estagiária de Jornalismo

O tema do desenvolvimento sustentável vem sendo cada dia mais discutido em todo o mundo. As mudanças climáticas e os efeitos da agressão do homem ao meio ambiente é assunto que interessa a todos. A I Semana de Ecologia e Meio Ambiente é uma iniciativa dos alunos do 7º período do curso de Ciências Biológicas da Ufal, coordenados pelo professor Jorge Luiz Lopes, com o intuito de demonstrar a preocupação ambiental dos alunos.

Segundo a comissão organizadora do evento, “o gasto de energia durante a realização da semana será estimado e revertido no plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, em uma reserva particular de proteção à natureza, do Sr. Zezito, localizada no município de São José da Laje, em Alagoas”. A ideia é facilitar a articulação ensino-pesquisa-extensão, inserido nas diretrizes do Projeto Pedagógico dos cursos de ensino superior de instituições públicas, para oportunizar aos graduandos conhecimento de cunho profissionalizante.

O evento será realizado no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, no Prado, entre os dias 14 e 17 de abril e discutirá o tema “o desenvolvimento sustentável ao alcance de todos”, com a participação de pesquisadores da Ufal e de outros estados, a exemplo dos professores  Cláudio Luis Santos Sampaio, da Ufba, Wallace Rodrigues Telino Júnior e Rachel Maria de Lyra Neves, ambos da UFRPE.

Alunos e profissionais dos cursos de Agronomia, Biologia, Engenharia Ambiental, Geografia, Gestão Ambiental, Turismo e Hotelaria e Zootecnia devem acompanhar palestras sobre Aquecimento Global, Fitoterápicos, Gestão Ambiental, Ecologia Microbiana, Legislação Ambiental e DNA, entre outros assuntos, além de minicursos, apresentação de dissertações de mestrado e uma exposição de Bonsai. Aspectos da política, transposição do Rio São Francisco, Educação Ambiental e até o impacto da construção civil sobre o ambiente, também serão discutidos durante a semana.

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 14 de abril no prédio de ICBS. A semana conta ainda com o apoio da Braskem, Sociedade Nordestina de Zoologia, Senac, IMA, Museu de História Natural, Usina Ciência, Projeto Fósseis de Alagoas, Instituto de Ciências Biológicas, Arboretum, Parque Municipal de Maceió e Unimed.

Programação

A solenidade de abertura acontece a partir das 18h da terça-feira, 14 de abril, contando com a participação da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Ana Catarina Pires de Azevedo Lopes. A noite também conta com a palestra sobre “Aquecimento ou histeria global?” com o professor Luiz Carlos Molion da Ufal.

Confira a programação completa na página: http://www.freewebs.com/semanadeecologia/. Mais informações pelo e-mail: semanadeecologia2009@yahoo.com.br .

Mais informações sobre Meio Ambiente na página do Núcleo de Educação Ambiental da Ufal