Cem horas de astronomia no mundo e na Ufal

02/04/2009 08h29 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h38

O Brasil participa, desde quinta-feira, 02, das 100 Horas de Astronomia, o maior evento de divulgação astronômica de todos os tempos, que ocorre em mais de 130 países como parte do Ano Internacional da Astronomia, comemorado em 2009. As 100 horas se estendem até o dia 5, domingo.  Na sexta-feira, 3, será realizada uma palestra sobre o tema, às 14h, no auditório do Csau.

A ideia é mobilizar milhões de pessoas no mundo inteiro em torno da astronomia. Para isso, entidades das mais variadas estão planejando ações de divulgação dos mais diferentes tipos: palestras, cursos, mesas-redondas e, é claro, muita observação do céu. Clubes de astronomia, observatórios profissionais, universidades e voluntários de um modo geral apontam seus instrumentos para o céu. A motivação é fazer com que o maior número possível de curiosos tenha acesso a um telescópio pela primeira vez na vida.

A Lua está em quarto crescente e Saturno, com seus anéis quase de perfil. Ainda será possível observar Júpiter, Marte, Urano e Netuno na alta madrugada e Vênus logo antes do nascer do Sol, além de outros objetos, tais como aglomerados globulares, nebulosas planetárias, aglomerados abertos e outras galáxias.

Dentro das 100 horas existem alguns programas chave. Conferências ao vivo de centros de ciências; discussões ao vivo sobre tópicos de astronomia e ciências, transmitidos ao vivo pela internet de universidades e institutos de pesquisa.

Correndo o mundo em 80 telescópios: 24 horas de transmissões ao vivo diretamente de observatórios profissionais pelo mundo afora pela internet. No dia 3 de abril, é possível acompanhar astrônomos trabalhando em observatórios ao vivo, começando pelo Havaí. Haverá entrevistas, explicações e imagens obtidas pelos pesquisadores. A cada 20 minutos um observatório diferente será transmitido pela internet.

Para as crianças

Cem horas de astronomia júnior é um programa paralelo ao das 100 horas, mas com o objetivo de trazer a astronomia para as crianças

Programação do CEAAL

O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas continua também com a programação de "Palestra da Lua Cheia" e observações públicas do céu. Confira a programação no site da entidade.