Alagoas Digital traz grandes personalidades da informática brasileira

03/04/2009 11h38 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h38

Nesta segunda-feira, 6, Maceió se transforma na capital alagoana da Tecnologia da Informação, com a primeira versão do Alagoas Digital. A solenidade de abertura do evento, que ocorrerá às 17h no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, será marcada pela presença de Silvio Meira.

Os maiores nomes relacionados a Tecnologia da Informação do país estarão presentes no Alagoas Digital, evento de tecnologia que acontecerá entre os dias 6 e 8 de abril no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Instituições públicas e privadas de diferentes estados brasileiros e também representantes do Governo Federal fazem parte da grade de seminários do Alagoas Digital 2009.

Para a abertura do evento, Silvio Meira, cientista de renome internacional, criador do Porto Digital, ecossistema urbano de informática em Pernambuco, criador do engenho de busca “radix.com” e um dos arquitetos da “newstorm.com”.

Outro grande nome confirmado é o Leandro Carioni, gerente executivo do Sapiens Parque, um parque de inovação concebido para promover o desenvolvimento de segmentos econômicos que já são vocações de Florianópolis, como o turismo, a tecnologia, o meio-ambiente e serviços especializados. Carioni fará parte do painel Pólos de inovação em TI, juntamente com Maurício Schneck e Jean Paul Neumann. Maurício é consultor de negócios do Porto Digital e coordenador da Incubanet de Pernambuco e Jean é presidente da Assespro regional de Alagoas e sócio da empresa NTech.

Representando o Governo Federal, o Alagoas Digital traz Rogério Santanna e Nazaré Lopes Bretas. Rogério é Secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e falará sobre as estratégias de tecnologia da Informação do Governo Federal. Nazaré é diretora de Integração de Sistemas da SLTI e fala sobre a contratação de serviços de TI no setor público.

Com a palestra “TV Digital e M-Gov, Inovação e Tecnologia da Saúde e Educação do Rio de Janeiro”, Paulo César Coelho Ferreira, Presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), abordará um panorama do acesso aos serviços de governo eletrônico, como o uso da internet e dos celulares. Paulo César é PhD pela Université de Paris e mestre em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).

A Ufal também vai participar com vários palestrantes no evento: Modelagem Compuacional do Conhecimento em Alagoas, com Henrique Luna; TIC em Alagoas, cenário atual e propostas para o futuro, com Willy Tengo;  Ações de Inclusão Digital em Alagoas, com Cynara Santos, entre outros pesquisadores da Universidade.