Ações do curso de Educação Física de Arapiraca envolvem comunidade local

16/04/2009 11h12 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h40
Professores na Capacitação

Diana Monteiro – Jornalista e Roberta Batista – estagiária de Jornalismo

O curso de Educação Física do Campus Arapiraca vem desenvolvendo diversas ações no município voltadas a promoção à saúde na comunidade.  Como atividade prática, no último dia 7, em que se comemorou o Dia Mundial da Saúde, o Grupo de Estudo do Laboratório de Cineantropometria, de Atividade Física e de Promoção da Saúde, sob a coordenação do professor Leonardo Luz, promoveu ações nessas áreas.

Professores e alunos do curso atenderam um grande número de pessoas do município, realizando testes e aferições para orientar a população para as práticas de atividades corporais. Constaram dos testes de aptidão física Morfologia Corporal, Flexibilidade, Força muscular e Aptidão Cardiopulmonar.

No calendário de atividades definidas para os meses de março e abril, o curso de Educação Física do Campus Arapiraca participou como parceiro do I Encontro de Esporte e Educação Física Escolar do município, que resultou na capacitação de 50 alunos da graduação que desenvolvem ações de promoção da prática de esportes nas escolas daquela prefeitura.

A professora Vaninna de Assis, coordenadora do curso de Educação Física, informa que além das vagas destinadas aos alunos de estágio curricular não-obrigatório nas escolas de Tempo Integral e no Programa Segundo Tempo, a prefeitura concedeu mais 20 vagas aos estudantes para participar de palestras e cursos do programa de capacitação.

O encontro promovido pela prefeitura de Arapiraca, através das Secretarias Municipais de Esportes, Lazer e Juventude e da Educação teve como objetivo aumentar o desempenho escolar dos alunos, buscando fortalecer a prática esportiva como instrumento pedagógico.

São bolsistas em cinco Centros de Apoio às Escolas de Tempo Integral de Arapiraca, 26 alunos do curso de Educação Física. Os Centros de Apoio promovem também  a prática de atividades esportivas e lazer no turno em que alunos expostos aos riscos sociais não estejam na aula.

Debate com Sílvio Gamboa

Outro evento que marcou o calendário de atividades do curso no Campus Arapiraca foi o debate que teve como tema central “Relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão”, com o professor Sílvio Sánchez Gamboa, da Universidade de Campinas.

Sílvio Gamboa, que já vem colaborando com o curso de Educação Física do Campus Maceió desde 2000, é um destacado estudioso nas áreas de Epistemologia, Produção do Conhecimento, Pesquisa Educacional, Filosofia da Educação e Teorias Pedagógicas, autor de 14 livros e com mais de 40 artigos científicos publicados.

A palestra realizada em Arapiraca integra um plano de atividade do curso daquele campus do interior que brevemente estará com as primeiras turmas elaborando trabalhos de conclusão. A atividade também objetivou proporcionar uma ampliação na formação do corpo docente e profissionais envolvidos.

Na oportunidade, o professor Sílvio Gamboa ressaltou a necessidade e importância da inter – relação entre a Educação e Educação Física e enfatizou a produção do conhecimento científico conceituando a Epistemologia, que é a parte da Filosofia que ajuda a clarear as diferentes matrizes teóricas, quando observa as fontes utilizadas para a pesquisa.

“Para quem quiser pesquisar na Educação Física, é necessário saber o que se entende por Educação Física, o que é homem, o corpo, a sociedade, a história, a realidade”, disse Gamboa.

O professor salientou que a pesquisa deve partir sempre das necessidades, e citou, na oportunidade como exemplo, o Estado de Alagoas, que ainda detém no país um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). “As carências são muitas e precisam ser identificadas. O pesquisador tem que ter neutralidade e as fontes de pesquisa devem ser respeitadas”, acrescentou Sílvio Gamboa.

Professor Visitante

Em 2003, dentro do Grupo Lepel, que desenvolve atividades em Educação Física, Esportes e Lazer, então coordenado pela professora Márcia Chaves, Sílvio Gamboa foi professor visitante da Ufal dentro da área “Elaboração de Projetos de Pesquisa Científica: elementos lógicos” e ministrou cursos, oficinas na graduação e pós-graduação.

Essa atividade promovida pelo curso de Educação e Fapeal em parceria com a Proex e Propep, contou com a participação de mais de mil alunos da graduação e pós-graduação, docentes e coordenadores de grupo de pesquisa.

Na palestra realizada em Arapiraca, Sílvio Gamboa, que tem também livros publicados pela Edufal, fez a doação de um exemplar do livro “Lazer e recreação no currículo de Educação Física”, resultado de um trabalho coletivo que envolveu a Ufal, a Universidade Federal da Bahia e a Unicamp.

O curso de Educação Física do Campus Arapiraca está retomando este ano um projeto de pesquisa do Lepel que teve uma primeira etapa realizada entre 2003 e 2005 nos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. O Lepel atua também em redes de pesquisadores internacionais da área de Educação Física, Esporte e Lazer.

A professora Joelma Albuquerque, do Campus Arapiraca informou que o projeto, que objetiva fazer o balanço da produção científica de professores de Educação Física (mestres e doutores), que atuam na região Nordeste, estende-se também ao Campus Maceió e a participação é aberta a estudantes, professores e interessados.

Implantado em 2006, o curso de Educação Física participa de diversas atividades visando a promoção à saúde no município de Arapiraca. Uma delas é o Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, que tem como objetivo a prática de atividades esportivas e lazer noturno a alunos expostos aos riscos sociais e que não estão em aula. A professora Vaninna informa que 26 alunos bolsistas da Ufal fazem estágio em cinco Centros de Apoio às Escolas de Tempo Integral do município.