Ações culturais terão investimento de oito milhões em Alagoas

11/12/2002 12h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h38

A chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura – MinC RRNE, Tarciana Portella, está em Alagoas, durante esta sexta-feira, discutindo com os gestores de cultura de Alagoas as ações do programa Mais Cultura, além da proposta da nova Lei de Fomento e Incentivo à Cultura, que prevê a instituição do Programa Nacional de Financiamento e Incentivo à Cultura (Profic).

Tarciana vai conversar com a imprensa, a partir das 16h, no Auditório do Museu Théo Brandão – Avenida da Paz - Centro.  Na pauta, a proposta da nova lei de incentivo, que ficará disponível para consulta pública, por um período de 45 dias, na página eletrônica da Casa Civil da Presidência da República. Também já está aberto um fórum de discussão sobre o assunto no Blog da Reforma da Lei Rouanet, a partir das 15h30, no Espaço Cultural Universitário
(Praça Visconde de Sinimbu –Centro)

No sábado, às 9h30, a chefe da representação participará de palestra sobre a atuação do MinC e o trabalho da Regional Nordeste. O encontro, a se realizar no auditório Guedes de Miranda, faz parte do I Seminário Alagoano de Gestão Cultural e Economia da Cultura promovido pela Universidade Federal de Alagoas.

Mais Cultura em Alagoas

O Programa Mais Cultura integra a Agenda Social do Governo Federal e tem suas ações voltadas preferencialmente aos jovens de classes C, D e E. O governo Alagoas aderiu ao Mais Cultura em julho do ano passado e várias ações do Programa já estão em curso no estado, contabilizando recursos do MinC de R$ 5,84 milhões. O quadro de investimento para 2009 está sendo concluído e a previsão é que alcance em torno de R$ 2,17 milhões, sendo a contrapartida do estado de 33%.

Das ações pactuadas em 2008, estão previstas implantações de oito bibliotecas públicas e a modernização de outras 18, em ambos os casos as unidades receberão acervo bibliográfico, computadores e estantes. Dois editais nacionais foram lançados no ano passado. O de Pontos de Leitura premiou 514 iniciativas de incentivo à leitura, 16 encontram-se em Alagoas, cada uma receberá kit com livros, computador, estantes e tapete.

Já o edital Pontinhos de Cultura/Espaço de Brincar concedeu prêmios de R$ 18 mil a 205 iniciativas culturais voltadas à infância e adolescência, por meio de atividades lúdicas, das quais duas estão em Alagoas. Ainda por meio de seleção pública, serão apoiados 30 Pontos de Cultura no Estado, sendo 10 para o município de Arapiraca. Cada um receberá R$ 180 mil, divididos em três anos, sendo R$ 120 mil do MinC e o restante dos governos estadual e municipal.

Mais Informações

Ascom MinC RR/NE – 81.3224-0561 ou 3424-8506 / Cátia Oliveira