Prorrogadas inscrições para o Prêmio Jovem Cientista. Confira outros eventos nacionais


20/03/2009 09h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h35

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista

O 24º Prêmio Jovem Cientista, considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina, teve suas inscrições prorrogadas até o dia 30 de junho de 2010 . O prêmio é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau e a Fundação Roberto Marinho (FRM). O objetivo do Prêmio Jovem Cientista é buscar, através dos diferentes temas abordados a cada ano, soluções simples e acessíveis para problemas diretamente ligados à população. Com o tema "Energia e Meio Ambiente - Soluções para o Futuro", o foco desta edição será o estudo, desenvolvimento e uso de energias alternativas, estimulando a produção e o consumo dessas fontes de energia de uma maneira sustentável, ou seja, atendendo às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações atenderem também às suas próprias. 

Cinco categorias serão premiadas: Graduado, Estudante de Ensino Superior, Estudante de Ensino Médio, Orientador e Mérito Institucional. Há ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador com título de doutor que se destaque por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio. Na categoria Graduado, podem concorrer aqueles que já concluíram o curso de graduação e que tenham menos de 40 anos de idade em 31 de dezembro de 2009. Na categoria Estudante do Ensino Superior, podem concorrer estudantes que estejam freqüentando cursos de graduação e que, em 31 de dezembro de 2009, tenham menos de 30 anos de idade. Inscrições  podem ser feitas pela internet ou pelos Correios.

VIII Encontro da Abem Nordeste "Música na Educação Básica: Compromissos e Perspectivas"

O VIII Encontro Regional da ABEM Nordeste será realizado nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2009 na cidade de Mossoró-RN. O Evento acontecerá pela primeira vez numa cidade do interior do Nordeste e será organizado por professores do Curso de Licenciatura em Música da UERN e pelo Grupo de Pesquisa Perspectivas em Educação Musical. Contemplando o mesmo tema do Encontro Anual da ABEM, “Música na Educação Básica: compromissos e perspectivas”, o evento propiciará discussões significativas acerca da promulgação e implementação da Lei nº 11.769/2008, que trata da obrigatoriedade do ensino da Música na Educação Básica, assim como de questões relacionadas à realidade da educação musical no Nordeste. O público alvo abrange alunos e professores de graduação em Música, professores de Arte das redes municipais, estaduais ou particulares de ensino, professores de escolas especializadas no ensino da música, assim como pesquisadores e demais interessados no ensino e aprendizagem da música, seja em contextos formais, informais ou não-escolares. Veja como se inscrever

Sustentabilidade é tema de Fórum Internacional em João Pessoa       

Temas relacionados à sustentabilidade serão discutidos em João Pessoa durante o Global Fórum da América Latina-Nordeste, que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de abril, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O evento é uma realização da Universidade Corporativa das Indústrias da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba, por meio da Secretaria de Integração Universidade Setor Produtivo. A UFPB será responsável pela coordenação dos trabalhos técnico-científicos sobre sustentabilidade nas áreas temáticas de Educação para Sustentabilidade; Gestão de Recursos Naturais; Meio Ambiente e Desertificação; Comunidades Tradicionais Sustentabilidade; Política Pública e Sustentabilidade; Planejamento, Gestão e Consumo; Tecnologia Limpa e Inovação; Empreendedorismo e Tecnologias Sociais; Rede de Comunicação Social; e, Urbanização, Construção Civil e Sustentabilidade. Os resultados serão levados ao Global Fórum Mundial, em junho, em Washington (EUA). Mais informações no site.

Instituições de Ensino Superior vão debater  a Educação Inclusiva

O Seminário das Instituições de Ensino Superior sobre Educação Inclusiva será realizado nos dias 13 e 14 de maio, no Campus do Coração Eucarístico, PUC Minas, em Belo Horizonte. O objetivo é reunir as Instituições de Ensino Superior Inclusivas de todo o Brasil e propor uma reflexão e trocas sobre o processo de inclusão pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Entre os temas do evento, estão: As Instituições de Ensino Superior e as Políticas Públicas para a  Educação Inclusiva,  Cumprimento da Política de Educação Inclusiva  pelas IES e Acessibilidade nas Universidades: processos de construção do espaço educacional inclusivo. Inscrição no evento.

Projeto Rondon vai divulgar resultado da seleção para a Operação Nordeste-Sul

A Coordenação-Geral do Projeto Rondon divulga o resultado da seleção para operação nordeste-sul no dia 17 de abril no site do Ministério da Defesa. A Operação Nordeste-Sul acontecerá no período de 10 de julho a 02 de agosto de 2009 e será realizada nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Sul. A viagem precursora dos professores-coordenadores aos municípios onde atuarão suas equipes será realizada entre 11 e 15 de maio, permitindo que o plano de trabalho seja ajustado às necessidades do município. Outras informações poderão ser esclarecidas pelos telefones (61) 3312-4924, 3312-9004 ou 3312-9038.

VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais em agosto

O VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais (EIEM), cujo tema será "As múltiplas expressões da Idade Média: Filosofia, Letras, Artes, História e Direito", será sediado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), de 11 a 14 de agosto, e contará com a participação de sumidades nacionais e internacionais nas diversas palestras e minicursos oferecidos. A inscrição para os trabalhos já foi encerrada. Os que não forem apresentar trabalhos podem se inscrever até 11 de agosto. Para mais informações, incluindo programação, taxas de inscrição e formas de pagamento, veja o site do evento.

Abertas inscrições para simpósio de Teologia e Literatura

Estão abertas as inscrições para o Simpósio de Teologia e Literatura, evento coordenado por Salma Ferraz de Azevedo e Oliveira, escritora e professora do Centro de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro é integrado às atividades do III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações, que será realizado de 21 a 24 de abril, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O simpósio pretende ser um espaço para discutir aspectos da Teologia e Literatura, a migração dos personagens bíblicos para os romances contemporâneos, a intertextualidade entre Literatura e Teologia, o hipertexto entre Teologia e Cinema, entre Teologia e Pintura, Teologia e Música, e os estudos e a abordagem da bíblia, enquanto literatura judaico-cristã. Outras informações estão disponíveis no site.

Simpósio Brasil-África na Ufpe

O Simpósio Internacional de Estudantes Convênios Brasil-África de Ensino Superior será realizado entre os dias 22 e 24 de abril na UFPE e terá em sua programação palestras de pesquisadores africanos, brasileiros, além de eventos culturais. Tem coordenação do grupo de pesquisa “Sociedade Brasileira Contemporânea: Cultura, Democracia e Pensamento Social”, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e do PET Ciências Sociais, todos ligados à Universidade. Está prevista a participação de estudantes africanos de diferentes universidades brasileiras, no quadro do acordo do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) e Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), do MEC.

Mais informações:  (81) 2126-8284

Inscrições abertas para o programa de intercâmbio cultural na República da Coréia

A Embaixada da República da Coréia em Brasília está divulgando o Intercâmbio Cultural na Coréia do Sul 2009. O programa consiste em enviar dois estudantes universitários brasileiros para visitarem a Coréia do Sul pelo período de 10 dias. Durante esta viagem, os alunos terão a chance de conhecer outros alunos de diversos lugares do mundo que também farão parte desta experiência. É importante frisar que todas as despesas relativas às passagens aéreas, acomodação, refeições e locomoção dentro do país serão custeadas pelo governo sul-coreano. Para se candidatar, o aluno deverá ser estudante de qualquer curso de graduação de IES reconhecida pelo MEC, cursando pelo menos o 4º semestre, ter bom rendimento acadêmico, bom domínio da língua inglesa e disponibilidade para viajar entre os dias 15 e 25 de junho de 2009. Inscrições até o dia 30 de abril de 2009. Para mais esclarecimentos, favor entrar em contato pelo email embbr1@linkexpress.com.br

Inscrições para a seleção do Programa Prime

Os empreendedores interessados em submeter seus projetos inovadores à seleção do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime) e receber R$ 120 mil, não reembolsáveis, têm até o dia 30 de abril para se inscreverem no programa. O Edital, que foi lançado, nacionalmente, desde 05 de março,está disponível no site da Fundação PaqTCPB. A referida instituição é uma das 17 âncoras para operação do Prime no Brasil e foi contemplada com recursos na ordem de R$ 14 mil para repasse aos empreendimentos selecionados e aprovados para o programa. Além do site, a Fundação PaqTcPB implantou uma Central Prime para prestar mais informações aos interessados de forma presencial ou pelos fones: (83) 2101-9030 / 9034.

Capes lança editais de estágio pós-doutoral e de estágio sênior no exterior       

Dois editais da Capes, lançados no dia 3 de março, dão oportunidade a pesquisadores brasileiros de estudar no exterior. O Estágio Pós-Doutoral no exterior e o Estágio Sênior no exterior abrirão seleção de candidatos. A inscrição para os estágios no segundo semestre vão até 1º de maio. O Estágio Pós-Doutoral no exterior é voltado para pesquisadores doutores, com formação obtida há menos de oito anos, que atuem em atividade de docência e de pesquisa no Brasil. A bolsa para a realização de Estágio Sênior no exterior destina-se a pesquisadores doutores com formação obtida há mais de oito anos e com vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou de pesquisa brasileira. Os textos completos dos dois editais, no site.

Talentos verdes       

O Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) está promovendo o concurso Green Talents – The International Forum for High Potentials in Green Technologies. O objetivo é selecionar jovens cientistas que se dedicam ao desenvolvimento de tecnologias ambientais sustentáveis. As inscrições poderão ser feitas pela internet até o dia 31 de maio. Os 15 candidatos selecionados participarão, ainda em 2009, de um programa de intercâmbio exclusivo na Alemanha, onde poderão fazer novos contatos e ampliar suas redes de pesquisa.

Capes oferece edital para intercâmbio científico na Holanda       

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) tornou pública a seleção de projetos conjuntos de pesquisa com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e da Holanda, com vistas à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. Os projetos devem ser apresentados por equipes de pesquisa. O edital é fruto da parceria da Capes com a The Netherlands Organisation for International Cooperation in Higher Education (NUFFIC), designada pelo Ministério Holandês de Educação, Ciência e Cultura, para relações Internacionais em educação superior. O concurso visa selecionar projetos conjuntos de pesquisa para iniciarem as atividades no ano de 2009 em todas as áreas do conhecimento. Há um foco especial nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes. As inscrições vão até o dia 04 de junho. Em julho, deverá ocorrer uma análise conjunta binacional das propostas e divulgação dos resultados para que em setembro de 2009, se dê início às atividades dos projetos e liberação dos recursos.

Abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica

Concedido anualmente pelo CNPq/MCT, o prêmio é destinado àqueles que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação conhecidas do grande público. Neste ano, o prêmio será atribuído à categoria Instituição, que premiará a instituição ou veículo de comunicação coletivo que tenha tornado acessível ao público conhecimentos sobre Ciência e tecnologia e seus avanços. A instituição vencedora desta 29ª edição será agraciada com um diploma e troféu, e o seu dirigente receberá passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da SBPC, a ser realizada de 12 a 17 de julho, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O resultado será anunciado pelo CNPq no dia 19 de junho, pelo endereço.