Professores do Museu de História Natural descobrem fósseis raros


25/03/2009 11h22 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h36

Elaine Rodrigues – site tudonahora

Os professores que atuam no Museu de História Natural, da Universidade Federal de Alagoas, estão se preparando para reabrir as portas ao público. Atualmente, o museu está em obras, mas quando for reaberto os visitantes vão encontrar fósseis de plantas, insetos e peixes - que foram recentemente incorporados ao acervo.

Hoje (25), no Jornal da Pajuçara Manhã, o professor Jorge Luiz, que é paleontólogo e diretor técnico do Museu, mostrou as peças. Ele contou que os fósseis de plantas foram encontrados em uma viagem de campo e estão passando por testes para saber de que ano eles são.

"A expectativa é que as peças tenham de 10 a 15 mil anos", contou o professor, acrescentando que depois de verificar a data, as peças vão  ser divulgadas em uma revista científica internacional e há possibilidade delas servirem para entender as mudanças climáticas no Nordeste.

Além dessas peças, foram incorporados no museu cerca de 50 peças de fósseis que foram apreendidos pela Polícia Federal de passageiros no aeroporto. Eles compraram as peças em uma feirinha de artesanato em Maceió e a comercialização de fósseis é ilegal.

Segundo os professores, a idéia é montar, junto com o acervo já existente, uma ampliação dos materiais de pesquisa.

Tudo isso vai estar à disposição do público em exposições, que vão ser abertas com o fim das obras no museu - a previsão é que os trabalhos terminem até o fim de abril.