Portal do Gestor tem informações para a comunidade acadêmica

Os visitantes mais atentos do portal da Ufal já perceberam um novo link no alto, ao lado de página inicial. Trata-se do Portal do Gestor, que entrou no ar na quarta-feira, 11 de março. Os usuários são todos os gestores da Ufal: diretores de unidades acadêmicas e administrativas, pró-reitores, coordenadores. Mas o Portal pode ser acessado por toda a comunidade acadêmica interessada em informações sobre avaliação, planejamento, orçamento e relatórios.

12/03/2009 09h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h33
portal

Olival Freitas, coordenador de planejamento da Ufal,  ressalta que neste portal os gestores terão acesso ao painel do gestor que consiste em um espaço para divulgação das informações gerenciais bem como o acompanhamento e o monitoramento das ações da gestão das unidades, a partir das diretrizes estratégicas da Instituição.

“O portal do gestor tem como objetivo ser um espaço de divulgação de dados e informações sobre a Instituição. Esse portal segue a Portaria Interministerial nº 140, de 16/03/2006, e conterá informações e serviços: execução orçamentário-financeira, licitações, contratos, convênios, despesas com passagens e diárias, além de outros conteúdos de interesse institucional (relatório de gestão, plano de desenvolvimento institucional, planejamento das unidades, etc.)”,  explica Olival.

Para o Pró-Reitor de Gestão Institucional, João Carlos Barbirato, “o portal do gestor enfatiza a gestão por resultados como sendo a mais adequada para responder com agilidade às demandas da sociedade, garantindo a eficácia e a eficiência dos serviços oferecidos a sociedade pela universidade”.

As organizações públicas, na era do conhecimento e da informação, também são cobradas para apresentar de forma objetiva o que produzem e como utilizam os recursos públicos. “A existência de um portal que facilmente possa ser acessado pelo público interno e externo facilita o acompanhamento da sociedade sobre a gestão pública e torna o funcionamento da instituição mais transparente para todos”, explica Barbirato. “Esse é um avanço não só tecnológico, mas fortalece a participação democrática”, enfatiza.

“Devido a esse desafio, algumas universidades têm adotado a prática de uma gestão estratégica, para possibilitar atender de maneira efetiva e eficaz os compromissos com a produção do conhecimento bem como cumprir sua função social com eficiência” complementa o pró-reitor de Gestão Institucional.

Segundo André Domarques, administrador do Portal, o portal do conhecimento pode ser visto como um sistema centrado nos serviços e processos, integrando e divulgando conhecimentos e experiências de usuários e equipes, atendendo, assim, às necessidades atuais das organizações. “Os portais corporativos do conhecimento podem auxiliar a comunidade universitária e a sociedade de um modo geral a encontrar informações relevantes e fontes de conhecimento, codificar e publicar suas informações, bem como utilizar os sistemas de informação de interesse profissional e acadêmico”, conclui Domarques.

O Portal pode ser acessado através das seguintes URLs: