Nusp discute a reestruturação do Laboratório de Planejamento em Saúde


20/03/2009 12h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h35
Reunião do Laplan

Reunião do Laplan

O Núcleo de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Faculdade Federal de Alagoas realizou uma reunião nessa quinta-feira, 19, que teve como principal objetivo discutir a reestruturação do Laboratório de Planejamento em Saúde. Estiveram presentes representantes do Nusp, Secretaria Estadual de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde de Maceió e de Campestre.

O Laplan foi implantado em 2007 e representa um vínculo entre a academia e os serviços de saúde das secretarias estaduais e municipais do Estado de Alagoas, no sentido de discutir questões relacionadas ao planejamento e gestão, enquanto áreas estratégicas da saúde pública.

Durante a reunião foi discutido todo o processo de reestruturação e fortalecimento do Laplan, que visa a permanência de um espaço democrático de estudos e debates acerca dos temas que envolvem a área do conhecimento do planejamento, possibilitando a interação entre a academia e os gestores de saúde.

O Laplan oferece este espaço interativo para participação intersetorial com vistas a levantar questões que a experiência diária dos serviços de saúde coloca, compartilhando com quem elabora e implementa as políticas públicas de saúde. O grupo permanente do Laplan é constituído por técnicos da Ufal, Sesau, Cosems e secretárias municipais de Saúde de Maceió e Campestre. As reuniões serão mensais durante este ano de 2009.

No decorrer da reunião, a representante da Sesau, Maria de Cássia de Melo, informou sobre a realização do Seminário em Planejamento em Saúde, entre os dias 06 e 08 de abril, em Maceió e Arapiraca, respectivamente, cujo público alvo serão pessoas da área técnica de planejamento das secretarias municipais de saúde do Estado.