Muitos elogios e sugestões na primeira reunião de pais do NDI

O Núcleo de Educação Infantil da Ufal realizou, nesta quarta-feira, 11, a primeira reunião de pais de alunos.

12/03/2009 08h40 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h33
Pajuçara Marroquim, coordenadora do NDI

Por Lenilda Luna – assessoria de comunicação da Ufal

Compareceram cerca de cinquenta pais e mães, alguns de filhos novatos na escolinha, outros já conheciam o trabalho desenvolvido pelo NDI. A reunião foi marcada por muitos elogios de pais com relação ao desenvolvimento dos filhos na escola. Muitas sugestões foram feitas para melhorar a integração dos pais com os professores.

A coordenadora do NDI, professora Pajuçara Marroquim, apresentou as coordenadoras das equipes e lembrou que, além de atender aos alunos, filhos de servidores, universitários e comunidade, o Núcleo funciona como um laboratório de prática profissional para os estudantes dos cursos de pedagogia, enfermagem, nutrição e psicologia da Ufal. “Esse exercício prático dos alunos da Ufal é importante não só para a formação profissional deles, mas é também uma grande contribuição para o desenvolvimento das crianças. Temos no núcleo bolsistas que atuam com muito entusiasmo e dedicação, acompanhados por profissionais da área", explica.

Também foram repassados informes administrativos, como a chegada de novos brinquedos no parque, que estão sendo instalados em breve, assim que terminar o cadastramento no patrimônio da Ufal, e o projeto que foi apresentado para a ampliação do NDI a partir do ano letivo de 2011, com mais quatro salas de aula. “A universidade está crescendo com as ampliações promovidas pelo Reuni. Isso significa maior demanda também para o núcleo”, enfatizou Pajuçara Marroquim. Os pais receberam ainda orientações de como usar as agendas, participar das atividades escolares, respeitar horários de chegada e saída dos alunos, entre outras.

A coordenadora pedagógica, Ruth Caloête, explicou para os pais como é a rotina dos alunos dentro do NDI. “A organização do ambiente pedagógico é importante para a aprendizagem”, disse ela. “Por isso, temos horários para acollhimento, roda da rotina, atividades didáticas e lúdicas, banho, lanche, descanso, refeição, etc. Essa dinâmica ajuda os alunos a se disciplinarem e a sentirem mais segurança nesse espaço”, disse Ruth. A coordenadora recebeu sugestões dos pais para mais interação com a família na utilização dos livros didáticos e para apresentação do projeto pedagógico do NDI.

A psicóloga, Maria Betânia Correia de Oliveira, também enfatizou o trabalho compartilhado com os pais. Segundo ela, a escola tem que ser vista pela criança como um lugar alegre, prazeroso. “Os pais também precisam controlar a ansiedade na hora de trazerem os filhos. Se a criança percebe que a mãe ou o pai estão preocupados e angustiados por deixarem a criança na escola, eles vão pensar que aqui não é um lugar bom”, disse Betânia. O atendimento psicológico recebe os pais para esclarecimentos toda segunda e quarta-feira, bastando agendar a conversa.

Uma das mais questionadas, durante a reunião, foi a nutricionista Renata Pereira. Os pais queriam saber detalhes da alimentação dos filhos, informar sobre problemas alérgicos, preferências por alimentos etc. Renata explicou todos os cuidados nutricionais tomados pelo NDI, desde a higiene do local e na manipulação dos alimentos até a programação de um cardápio variado e nutritivo. “É na infância que aprendemos a valorizar os alimentos saudáveis, por isso, vamos inserindo naturalmente os legumes, verduras e frutas. A criança tem que aprender que esses alimentos são bons e gostosos, e não uma obrigação”, ponderou Renata.

A nutricionista também informou aos pais que a cada três meses é feito um acompanhamento do peso e altura das crianças para saber se elas estão se desenvolvendo bem. “Precisamos combater com a mesma preocupação, tanto as deficiências nutricionais como a tendência à obesidade infantil”, disse Renata. “Em casos de problemas, os pais são convocados para planejarmos a reeducação alimentar”, conclui ela.

A próxima reunião de pais está marcada para 15 de julho, mas os pais podem conversar com qualquer setor do NDI quando precisarem de informações.