Minter oferecido pela Ufal no Cefet-PE tem mais de quarenta inscritos

02/03/2009 10h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h13
Luis mercado, coordenador da pós-graduação em Educação

O Mestrado em Educação Brasileira do Programa de Apoio a Realização de Cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu Interinstitucionais (Minter) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, recentemente aprovado, recebeu mais de 43 inscrições para a primeira seleção.

As inscrições foram efetuadas no período de 9 a 13 de fevereiro desse ano. A lista será enviada para o Cedu, que vai selecionar os candidatos,  já que são ofertadas apenas 20 vagas.

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Alagoas, teve a proposta de Mestrado Interinstitucional (Minter) em Educação Brasileira apresentado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco e aprovado pelo Conselho Técnico Científico da Capes. O edital, publicado em janeiro, foi restrito a professores do Cefet-PE. O curso terá início em março de 2009, na sede do Cefet-PE, em Recife.

O Minter atenderá vinte professores daquela instituição, tornando-os mestres, e se prolongará até março de 2011. “Esse tipo de ação entre instituições públicas tem muito impacto na avaliação da Capes no quesito solidariedade, em que uma instituição subsidia o desenvolvimento de outra”, declara o professor Luis Mercado, coordenador do PPGE da Ufal.

Este Projeto de Atendimento de uma Turma Especial de Minter concorreu com trinta outros projetos, ficando em 4º lugar, dentre os oito aprovados. A justificativa de sua criação está no fato dos Cefets estarem ampliando a oferta de cursos de graduação e necessitar, portanto, ter seus docentes capacitados em nível de pós-graduação stricto sensu. Atualmente, o PPGE tem nota 4 na Capes e conta com 21 doutores credenciados e a possibilidade de credenciar novos doutores em março do próximo ano.