Grupo Pestalozzi visita o Museu Théo Brandão

09/03/2009 09h27 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h28
Grupo Pestalozzi no Museu

por Jacqueline Batista - assessoria de comunicação do Museu

Dando continuidade ao projeto “Todos os sentidos: arte e inclusão”, o Museu Théo Brandão recebeu, na última quarta-feira, quinze alunos, entre dezesseis e vinte e sete anos, do Grupo Pestalozzi.  Esta é a terceira vez que o Grupo traz turmas para conhecerem o museu, mas para muitos dos alunos, foi a primeira vez. Caso de Kelvin Rogério, que tem deficiência física e déficit de aprendizagem. “Vi a arte e o folclore, o guerreiro, o boi de carnaval. Vale à pena vir aqui, é muito bonito, têm coisas que eu nunca vi antes”, comentou o aluno.

Para a professora do Grupo Pestalozzi, Maria José da Silva, a visita ao Museu tem uma grande importância no desenvolvimento dos alunos. “Eles passam a fazer a ligação da sala de aula com o mundo real”, enfatizou.  De acordo com a professora, muitos alunos tiveram receio de fazer a visita, mas aos poucos, foram se soltando e aproveitando a oportunidade. “O pessoal do Museu foi muito acolhedor. Para os nossos alunos, esse projeto é fantástico, faz com que eles se sintam capazes de apreciar a arte e a cultura”, disse Maria José.

Após fazer o circuito museográfico, os visitantes participaram de uma oficina com a artista plástica Aparecida Fernandes, que ensinou a técnica da colagem em cerâmica. O Museu Théo Brandão desenvolve o projeto desde julho do ano passado. Através dele, várias instituições que trabalham com portadores de diversas deficiências já visitaram o Museu, além de participarem de oficinas de arte e de dança. As aulas são oferecidas gratuitamente por artistas da terra.

O projeto “Todos os sentidos: Arte e inclusão” foi tema de uma reportagem especial publicada pelas jornalistas Alessandra Vieira e Jacqueline Batista em “O Jornal”, e que foi recentemente  premiada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), obtendo o segundo lugar nacional.

Museu Théo Brandão - Avenida da Paz, 1490, Centro. Mais informações: 3221-2977 ou 3221-2651.