Fórum on-line avalia o projeto Conexões de Saberes


24/03/2009 08h14 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h36

Até 27 de março, a Rede Mobilizadores Coep realiza um Fórum on-line sobre o projeto Conexões de Saberes, tendo como convidado Francisco Marcelo, que integra a coordenação executiva nacional do projeto. É uma oportunidade para conhecer mais a iniciativa que oferece bolsa a 2 mil estudantes de origem popular para ajudá-los a se manter na universidade e os incentiva a desenvolver projetos que atendam as demandas sociais das comunidades onde moram.

Desenvolvido pelo Observatório de Favelas e o Ministério da Educação em 33 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), o projeto Conexão de Saberes promove um diálogo entre a universidade e as comunidades populares, além de desenvolver ações para assegurar a permanência dos estudantes nas universidades. 

A iniciativa contempla mais de 20 mil pessoas dentro e fora das universidades. Como parte do trabalho acadêmico, os bolsistas atuam nas comunidades, onde fazem diagnósticos sociais, avaliação de políticas públicas e propõem ações afirmativas de acesso e permanência de estudantes de origem popular nas universidades federais.

O Fórum está sendo realizado no Grupo Desenvolvimento Sustentável e Comunidades da Rede Mobilizadores, e conta também com a participação de alguns desses alunos bolsistas. 

Para participar do fórum é preciso estar cadastrado no Mobilizadores Coep. Para se cadastrar clique aqui. Quem participar do fórum estará concorrendo a um exemplar do livro “Comunicação nos movimentos populares - A participação na construção da Cidadania”, de Cecília Maria Kohling Peruzzo, editado pela Vozes. A obra apresenta uma discussão sobre a comunicação nas comunidades populares e analisa a participação da população na produção, planejamento e gestão dos veículos de comunicação.

Mobilizadores Coep

A Rede Mobilizadores foi criada, em 2003, a partir de uma iniciativa do  Comitê de Entidades no Combate á Fome e pela Vida (Coep). É um espaço de incentivo e qualificação para a prática cidadã. Atualmente, conta com cerca de 8 mil participantes, distribuídos em 606 municípios brasileiros de todo o Brasil e no exterior. Neste ambiente virtual, todas as pessoas interessadas na transformação da realidade social podem se capacitar e interagir, trocar experiências, articular parcerias e se organizar para atuação em iniciativas sociais

Mais informações sobre o Fórum ou sobre o Mobilizadores COEP também podem ser obtidas pelo telefone (21) 2528-3352.