Estudantes de Medicina realizam atividades educativas em escolas

23/03/2009 11h36 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h36
Famed nas escolas

Alunos da Faculdade de Medicina realizaram na última semana, uma visita à Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, localizada no Conjunto Eustáquio Gomes.  A iniciativa faz parte do projeto Aulas de Março, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão da Ufal. Os alunos do Internato, na disciplina Campo do Estágio em Saúde Escolar, realizaram atividades educativas sobre Saúde do Adolescente.

O trabalho foi realizado por meio de oficinas que abordaram temas corriqueiros da adolescência com esclarecimentos sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Os alunos do ensino médio foram divididos em grupos, que debateram “caso problemas”, propostos pelos estudantes de Medicina. Num momento posterior, os adolescentes discutiram com seus colegas possíveis soluções para os casos apresentados.

Depois desta atividade, foram projetados vídeos educativos nas temáticas de planejamento familiar e prevenção de DST/AIDS.  Para os estudantes do curso de Medicina a experiência foi bastante proveitosa.

Segundo a coordenadora do Campo de Estágio em Saúde Escolar, do internado, a médica Mércia Lamenha, os estudantes ficaram surpresos com a receptividade tanto da direção das escolas, como também a participação dos alunos do Ensino Médio.

A médica conta, ainda, que a atividade é importante, pois os graduandos têm a oportunidade de vivenciar, na prática, a teoria estudada em sala de aula. “Estas iniciativas são fundamentais porque a Universidade sai do campo restrito da sala de aula e realiza trabalhos educativos com as comunidades circunvizinhas”, explicou.

Motivação

Já para diretora adjunta da Escola, professora Alexsandra Ângela, as visitas estimulam os adolescentes, além de educá-los. “Essa parceria com a Ufal é muito importante para as escolas públicas. Os estudantes se sentem motivados a buscar mais conhecimentos e começam a ter vontade de fazer uma faculdade”, comemora.

Além do curso de Medicina, a escola também foi visitada por graduandos e docentes dos cursos de Física e Química. As atividades seguem até o dia 27 de março. As escolas contempladas são: Margarez Maria Santos Lacet, Escola Profª. Maria Salete de Gusmão, Lyceu Alagoano, Theonilo Gama, Dr. Miguel Guedes Nogueira e Escola Profª. Maria Benedita de Castro.