CEAAL promove a XXIV edição do Curso de Iniciação à Astronomia

27/03/2009 09h39 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h37
David Duarte, coordenador do curso

A partir deste sábado, 28, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas estará realizando o XXIV Curso de Iniciação à Astronomia, em Maceió.  O curso acontecerá todos os sábados e vai até o dia 2 de maio, incluindo aulas teóricas e práticas, na Usina Ciência, no bairro do Farol. Nesse período, os alunos vão aprender os conceitos básicos da Astronomia, além de utilizar os telescópios nas aulas práticas e ter uma orientação sobre mapeamento celeste.

O coordenador do curso, e também estudante de Física da Ufal, David Duarte, explicou que o conteúdo previsto para esse curso é de fundamental importância para que a sociedade possa conhecer e valorizar a Astronomia como conhecimento científico, que possibilita a aprendizagem de vários campos de estudo, como Física, Matemática, Orientação geográfica, etc.

O curso é ministrado por instrutores e pesquisadores amadores de diversas graduações, que já estão engajados com a ciência, abrindo um espaço para todos aqueles que se interessam pelo assunto. "O curso tem o objetivo do ensino, da divulgação e da pesquisa. A sociedade precisa se interar mais do assunto. Muitas descobertas astronômicas partem de pesquisadores comuns, que não são profissionais, mais se dedicam e pesquisam muito sobre o assunto", explica David.

Segundo a estudante de geografia da Ufal, Kizzy Alves Rezende, que também é pesquisadora e instrutora do curso, poucas pessoas têm informações sobre a importância do estudo dos astros e da relação que eles tem com o Sol e outros astros no futuro do planeta Terra. "Por isso, é preciso expandir esse conhecimento para a solidificação de mais pesquisas", destaca Kizzy.

Alguns eventos do Centro de Estudos Astronômicos também estão inseridos na programação do Ano Internacional da Astronomia, promovido pela ONU, em 2009. Ao longo do ano, 140 países estarão envolvidos com a ciência no mundo todo, inclusive o Brasil. Nos próximos meses, o centro estará divulgando a programação com mais novidades.

Para participar do Curso de Iniciação à Astronomia, os alunos devem pagar uma taxa de R$ 30. As inscrições são feitas na Usina Ciência, localizada à Rua Aristeu de Andrade, 452, Farol.

Mais informações: (82) 3221-8488 / www.ceaal.org.br.