Capes divulga concessão de bolsas para 2009


24/03/2009 08h09 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h36

Fonte: Andifes (www.andifes.org.br)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou este mês que a concessão para 2009 das cotas de bolsas de estudo nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado (Prodoc) será mantida, inicialmente, nos mesmos patamares da concessão de 2008. Serão incluídas, inclusive, as concessões adicionais realizadas ao longo do ano, que foram destinadas aos programas de pós-graduação que subiram de nível, na avaliação trienal - 2004/2007, bem como bolsas extras concedidas aos programas com níveis 4 e 5 do Programa Capes-DS e dos níveis 6 e 7 ainda não incluídos no Capes-Proex.

Também ficam confirmados os aumentos no orçamento de 10% do programa Capes-Prof e de 20% do programa Capes-Proex, ambos tomando como base o orçamento inicial de 2008.

Aos cursos novos, aprovados em 2008, será oferecido um apoio inicial que compreende duas bolsas de mestrado ou doutorado, conforme o nível em que o curso foi aprovado, acrescido de apoio para o custeio do referido curso novo.

Quanto ao Programa de Pós-Doutorado - PNPD (em parceria com o CNPq e a Finep) haverá, brevemente, lançamento de novo edital específico ampliando consideravelmente este programa. Igualmente nos demais editais já lançados ou em lançamento haverá substantiva concessão de bolsas nos três níveis, em adição à concessão aos cursos ora realizada.

Para a realização desta concessão de 2009, o Ministério da Educação vem envidando esforços na busca da manutenção do seu orçamento para a pós-graduação, e, com mais essa concessão que, no total, beneficiará a mais de 40 mil bolsistas em todo o País.