Blogs se afirmam como meios de comunicação científica


05/03/2009 11h14 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h14

Web logs ou blogs são as mais recentes ferramentas que cientistas estão usando para comunicar suas idéias com outros cientistas e com o público em geral. Nos últimos anos tem aumentado progressivamente o número de blogs voltados para as ciências.

De acordo com o site indexador de blogs Technorati, entre os milhões de blogs, há cerca de 2.500 blogs científicos em ciências da saúde e cerca de 20 mil com perfil pseudocientífico, pois não são necessariamente mantidos por instituições acadêmicas. Destes últimos, ao redor de mil a 1,2 mil são escritos por estudantes de pós-graduação, pós-doutores, professores universitários, professores de ciências e alguns por jornalistas profissionais, estima Bora Zivkovik, uma estudante de doutorado que escreve A blog Around the Clock, um blog científico bastante popular.

Estes mil blogs de ciência fornecem opiniões sobre temas atuais na área tais como evolução, mudanças climáticas ou têm a finalidade de atrair a opinião de cientistas em assuntos da literatura ou política científica. De acordo com Technorati, o blog científico mais visitado da atualidade é o Pharyngula com cerca de 20 mil acessos por dia. A linguagem informal e o formato breve e informativo dos posts encontrados nos blogs são os principais atrativos para tanto sucesso de público, afirmam os blogueiros (responsáveis pelos blogs), bem como a possibilidade de formar comunidades online por meio dos comentários deixados nos posts.

Muitos cientistas utilizam blogs de ciência para postar informação sobre seu trabalho e assim obter comentários de outros cientistas e também de pessoas fora do círculo usual de leitores. Alguns autores sugerem até mesmo postar nos blogs parte dos trabalhos antes de publicá-los para estimular a troca de idéias e trazer à tona novas perspectivas. Cientistas que fazem uso do blog encaram seu uso como um complemento à comunicação científica clássica realizada por meio dos periódicos. Muitos cientistas, porém, ainda encaram o blog como uma distração pouco atraente do seu mundo real e acham que tem muito pouco a ganhar comentando seu trabalho com leigos ou especialistas em outras áreas. Outros acham atraente a possibilidade de se comunicar através dos blogs, mas o fazem anonimamente, com receio de serem considerados pouco sérios ou de dedicarem tempo a tarefas não reconhecidamente acadêmicas.

Uma evidência de que o blog se afirma progressivamente como meio de comunicação científica é o fato de que alguns periódicos científicos renomados, com alto fator de impacto, adotaram nos seus websites o blog como meio formal para disseminar e promover discussões sobre trabalhos publicados na sua comunidade de leitores. Dos 50 periódicos com maior fator de impacto segundo o Journal Citation Reports (da Thomson Reuters) e indexados no MEDLINE, 14 deles têm um ou mais blogs associados ao site oficial. Estes blogs associados a periódicos tradicionais podem ajudar a fechar a lacuna existente entre a literatura científica clássica e a comunidade. Neles, os leitores podem postar comentários e assim iniciar uma discussão com os autores e outros leitores. Estas discussões contribuem para aumentar a visibilidade dos trabalhos e estimular o intercâmbio de idéias entre pares.

A revista Nature tem uma ampla coleção de blogs para atender a todos os periódicos de seu grupo editorial. Em seu website há também uma página portal dedicada a indicar e catalogar blogs científicos de boa procedência separados por assunto. A Public Library of Science e o BioMEd Central que publicam periódicos em acesso aberto fazem uso intensivo de blogs.

A BIREME/OPAS/OMS (Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) colabora com o Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases (TDR/OMS) no desenvolvimento e operação do portal TropIKA.net para a disseminação de informação científica relacionada às principais doenças infecciosas que afetam principalmente as populações de países em desenvolvimento. Uma das fontes de informação do TropIKA.net é o portal de blogs, que inclui o blog científico TropIKA e blogs de eventos científicos como o Fórum 11, a Conferência Ministerial de Algiers sobre Pesquisa em Saúde na Região Africana e a Conferência Ministerial de Bamako sobre Pesquisa em Saúde, nos quais o TDR teve participação destacada.

O objetivo do TropIKA Blog é publicar textos elaborados pela Equipe Editorial e pesquisadores da área da saúde sobre eventos, publicações, pesquisas etc. relacionadas às doenças infecciosas e parasitárias do portal TropIKA.net e estimular a participação da comunidade científica com comentários sobre essas matérias. Os blogs de eventos foram criados para a publicação de comentários sobre as palestras e outras atividades realizadas durante os mesmos, permitindo também a participação da comunidade científica.

Os Blogs do TropIKA.net constituem a primeira experiência da BIREME com o desenvolvimento de blogs, mas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no LIS Regional - Localizador de Informação em Saúde estão sendo referenciados blogs existentes na área de ciências da saúde, elaborados por instituições e pesquisadores reconhecidos.

Entre os organismos de cooperação técnica internacional, destaca-se o pioneirismo da Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em publicar um blog (acesse aqui) que aborda periodicamente questões críticas para o desenvolvimento da saúde na região.

A adoção de Blogs por instituições e periódicos científicos indica que o fenômeno tende a crescer e a se firmar como ferramenta de comunicação rápida, informal e que atinge um número muito grande de leitores num curto espaço de tempo, e mais importante, está adquirindo a credibilidade de que a comunicação científica não pode prescindir.

Além da catalogação de Blogs em ciências da saúde, a BIREME estará promovendo o uso de blogs no contexto da BVS de modo a ampliar os meios de comunicação científica e técnica em saúde.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde (http://www.bireme.br/php/index.php)