Aula inaugural de Educação a Distância reuniu centenas de alunos

13/03/2009 11h43 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h33
Solenidade da aula inaugural em Maceió

A aula inaugural do ano letivo de 2009, para os feras e veteranos de todos os cursos de Educação a Distância, ocorreu no dia 21 de março, simultaneamente, nos cinco pólos do Sistema Universidade Aberta do Brasil: Maceió, Maragogi, São José da Laje, Santana do Ipanema e Olho d'água das Flores. Cada pólo recebeu os alunos com a presença de representantes dos cursos e da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). Em Maceió, a reitora foi representada pela pró-reitora de Graduação, Graça Tavares.

São 750 novos alunos. Quase seis mil inscritos participaram do processo de vestibular a distância este ano. “Isso demonstra que a modalidade a distância de ensino se consolida”, ressalta a coordenadora do Cied, professora Anamelea Pinto. “A procura pelos cursos a distância da Ufal tem sido maior a cada vestibular e revela a forte demanda pelas áreas ofertadas”, conclui Anamelea.

Todo o processo de inscrição foi feito pela internet. O curso de maior concorrência foi o de Pedagogia, com 898 inscritos para as vagas Geral e 626 especificamente para as vagas destinadas aos professores da rede pública de ensino do Estado. Para a professora Anamelea, as vagas para formação de professores devem ser mais divulgadas porque a procura ainda é pequena. “Precisamos saber o porquê da procura não ser expressiva; se é porque os professores já foram qualificados ou se porque ainda não há interesse”, avalia.

A Cied é o órgão de apoio acadêmico vinculado à Reitoria, que coordena os planos de ações de Educação a Distância na Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, além de Pedagogia, são oferecidos os cursos de Sistema da Informação, Administração, Matemática e Física.