Artes visuais e políticas públicas são temas de curso

A promoção é da Funarte, ligada ao Ministério da Cultura, da Pinacoteca Universitária e da Secretaria de Estado da Cultura.

18/03/2009 09h26 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h34
Geisa Brayner, diretora da Pinacoteca, saúda os participantes do curso

Foi aberto nesta quarta-feira, 18,  na Pinacoteca Universitária, o curso "Artes Visuais e Políticas Públicas", que tem o objetivo de ampliar os conhecimentos a respeito dessas áreas. A temática envolve a apresentação, análise e crítica da arte visual contemporânea, através do histórico, conceitos, problemáticas, procedimentos e representações no contexto internacional e na ambiência nacional. A programação continua nesta quinta e sexta-feira, no mesmo horário.

O público-alvo são professores de arte da rede pública e privada, visando transformá-los em novos condutores do conhecimento sobre a produção artística na contemporaneidade. Na programação, palestras alusivas às políticas públicas, de responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura: "As artes visuais e as políticas públicas no Estado de Alagoas", ministrada pelo sub-secretário de Cultura, Álvaro Otacílio de Vasconcellos; "Os desafios para as políticas culturais no Brasil", ministrada pelo secretário de Cultura Osvaldo Viégas; e "A diversidade das artes visuais e o seu reconhecimento", proferida pela profª Maria do Socorro Lamenha.

Também serão realizados minicursos, ministrados pelos professores Caroline de Gusmão e Francisco Oiticica, nos dias 23 a 30 de março, das 19h às 22h, abordando o tema "As Artes Visuais Contemporâneas"; em seguida, o professor e artista plástico Francisco Pereira (UFPB), nos dias 31 de março a 03 de abril, no mesmo horário, traçará "A Trajetória das Artes Visuais no Nordeste do Brasil". Finalizando, no dia 06 de abril, das 19h às 22h, o professor e artista plástico Rogério Gomes versará sobre o tema "As Artes Visuais em Alagoas".