Agenda Cultural: lançamentos, forró, arte e cinema, confira!

12/03/2009 10h22 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h33

Noite de autógrafos no Memorial à República

Dois lançamentos  importantes acontecem nesta quinta-feira, 12 de março, no Memorial à República, e interessam não só a comunidade jurídica, mas a toda a sociedade alagoana. Trata-se dos livros “Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil”, da promotora de Justiça Alexandra Beurlen, e “Corrupção, Dinheiro Público e Sigilo Bancário”, da também promotora de Justiça Karla Padilha A noite de autógrafos acontece a partir das 18h30 e é aberta ao público em geral.

Museu Théo Brandão promove oficina de forró

Estão abertas inscrições gratuitas para oficina de forró no Museu Théo Brandão. As inscrições podem ser feitas por telefone, das 9h às 17h. Será realizada uma aula por semana, com uma hora de duração, sempre as sextas-feiras. As aulas começam na próxima sexta, 13 de março,, às 17h, e terminam no final de junho, período de celebração das festas juninas.

A oficina será ministrada pelos facilitadores Joyce Santos e Israel Souza, ambos alunos do curso de Dança da Ufal.  Em fevereiro último, o Museu Théo Brandão foi palco de uma oficina de frevo. Apesar do pouco tempo, apenas três dias, a oficina teve bons resultados. “Apesar de a dança precisar de um tempo para maturar, tivemos um resultado satisfatório, foi possível ensinar o frevo corriqueiro, que se dança nas ruas”, explicou o facilitador Israel Souza.

De acordo com a diretora do Museu Théo Brandão, Leda Almeida, com essas oficinas, “o Museu reforça a política de aproximar o alagoano, de trazê-lo para dentro. O forró, assim como o frevo, é uma expressão da cultura e da tradição de Alagoas. O Museu quer sempre criar, de forma lúdica, essas pontes de aproximação”, disse.

Informações e inscrições: 3221-2977 e 3221-2651.

Pinacoteca

Um dos mais renomados artistas plásticos de Alagoas, Lula Nogueira, inspira-se nos movimentos da cidade – seja em sua faceta urbana, suburbana ou rural – para conceber obras de estética naïf. As cores vivas formam composições bem-humoradas sobre ruas, vielas, cantos, recantos e seus personagens.

Numa espécie de retrospectiva da carreira artística que atravessa três décadas, o artista inaugura sua nova exposição na Pinacoteca Universitária, no dia 12 de março, às 20 horas. A mostra fica em cartaz até o dia 24 de abril e pode ser visitada de segunda a sexta-feira. Não deixe de conferir.

Pinacoteca Universitária. Praça Visconde de Sinimbu, 206, Centro. Abertura: no dia 12 de março, às 20h. Visitação até o dia 24 de abril: terças e quartas, das 8:30 às 12h e das 14h às 20h, e segundas, quintas e sextas, das 8:30 às 12h e das 14h às 17h. Entrada franca. Mais informações: 3221-7230.

DVD

O documentário “1912 – O Quebra de Xangô” ganha versão em DVD e será entregue simbolicamente, no próximo dia 18, as pessoas que participaram do filme, como babalorixás, yaôs, equedes, ogãs e pesquisadores. A solenidade começa às 18h30, no auditório Guedes de Miranda – Espaço Cultural Universitário, na Praça Sinimbu. Ainda estão programadas várias palestras com estudiosos do assunto. Aberto ao público.

Sessão de Arte

O drama inglês “Um Homem Bom”, dirigido pelo brasileiro Vicente Amorim pode ser visto na Sessão de Arte do Cine Iguatemi. É a história de um professor universitário que vê sua vida mudar quando se interessa por uma de suas alunas, além de participar do governo nazista. Com Viggo Mortensen e Jason Isaacs no elenco. Exibições nesta sexta-feira, 21h, e na matinê de sábado, 10h30. Classificação 12 anos. Legendado.