Abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica

03/03/2009 08h39 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h14

Concedido anualmente pelo CNPq/MCT, o prêmio é destinado àqueles que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação conhecidas do grande público.

Neste ano, o prêmio será atribuído à categoria Instituição, que premiará a instituição ou veículo de comunicação coletivo que tenha tornado acessível ao público conhecimentos sobre Ciência e tecnologia e seus avanços.

A instituição vencedora desta 29ª edição será agraciada com um diploma e troféu, e o seu dirigente receberá passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da SBPC, a ser realizada de 12 a 17 de julho, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do CNPq composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados pelas entidades: Associação Brasileira de Divulgação Científica, Associação Brasileira de Editores Científicos, Associação Brasileira de Jornalismo Científico e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O resultado será anunciado pelo CNPq no dia 19 de junho, pelo endereço: http://www.cnpq.br/premios/2009/pjr/index.htm.

O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. A diversidade dos vencedores ao longo de sua história - entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais - comprova a importância do Prêmio José Reis em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.

Inscrições

As instituições interessadas em concorrer ao prêmio têm até o dia 11 de maio para efetuar a inscrição dos trabalhos relevantes desenvolvidos no âmbito das instituições.

Para participar, deverão enviar, pelos Correios, o Currículo Lattes atualizado, uma justificativa em que evidencie sua significativa contribuição à divulgação científica, cópias dos trabalhos mais importantes e a ficha de inscrição preenchida para o endereço: CNPq - Serviço de Prêmios, SEPN 507, Bloco B, Sala 203, Brasília - DF, CEP 70740-901

Fonte: Assessoria de Comunicação/CNPq