“Aulas de Março” realiza palestras em escolas públicas

20/03/2009 08h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h35

Daniel Dabasi – estagiário de Jornalismo

Estudantes de escolas da rede pública estadual de ensino estão participando, durante todo este mês, do projeto intitulado “Aulas de Março”, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Ufal. A abertura do evento aconteceu no último dia 11, na Escola Drª Eunice de Lemos Campos, no Benedito Bentes.

O objetivo do projeto é aproximar as escolas públicas da Universidade, ofertando palestras sobre os mais variados temas, além de fazer com que o alunado conheça os cursos da Ufal. “É fundamental esse contato que os alunos estão tendo com estudiosos da Universidade, pois eles podem perceber que o ensino superior não é uma meta tão distante”, disse o diretor adjunto da Escola Eunice de Campos, Marco Antonio Torquato”. Cerca de 500 estudantes puderam, nesse primeiro contato, interagir com o Show de Física e o planetário, que foi montado no pátio da escola.

No dia 13, foi a vez da Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, do Eustáquio Gomes, receber a palestra “Construindo diferenciais para a vida”, proferida pelo Prof. José Roberto Santos. Maria Lúcia Procópio, diretora da escola, disse que fica muito feliz quando a Ufal e outras instituições fazem parcerias desse tipo com a escola pública. “É um espaço para ampliar os conhecimentos e aproximar os alunos do meio acadêmico. Estamos na expectativa para receber as demais atividades do ‘Aulas de Março’. Sempre tem o lado compensador ao espalhar a semente do conhecimento”, concluiu a diretora.

A estudante do 3º ano do ensino médio, Rejane dos Santos, assistiu à palestra “Construindo diferenciais para a vida” e disse que recebeu incentivos para projetar seu futuro. “Aprendi a sair da multidão, agora meu objetivo é passar no vestibular da Ufal. Quero estudar Direito”, concluiu a estudante. O evento prossegue até o dia 27 de março. As escolas contempladas são: Margarez Maria Santos Lacet, Escola Profª. Maria Salete de Gusmão, Lyceu Alagoano, Theonilo Gama, Dr. Miguel Guedes Nogueira e Escola Profª. Maria Benedita de Castro.