Pesquisas da Ufal são apresentadas ao embaixador norte-americano

12/02/2009 08h38 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h10

Com informações de Telma Elita – Agência Alagoas

A reitora Ana Dayse Dorea foi convidada a participar nessa quarta-feira, 11, de reunião no Palácio do Governo com a comitiva norte-americana liderada pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel. O governador Teotonio Vilela convocou os integrantes da equipe do Governo e convidou parceiros importantes no desenvolvimento de alguns projetos, como é a Universidade Federal de Alagoas.

“Um dos motivos pelos quais fomos convidados para essa reunião é o interesse dos Estados Unidos em desenvolver o projeto do Etanol, combustível feito com álcool extraído da cana-de-açúcar”, explicou a reitora. A Universidade Federal de Alagoas é referência em pesquisas de melhoramento genético da cana e integra a Rede Inter-universitária de Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa).

Outro aspecto em discussão com a comitiva foram as novas técnicas de análise do DNA, que estão sendo aplicados na identificação humana e diagnóstico molecular. O Governo dos Estados Unidos tem interesse em investir nessas pesquisas. O embaixador ficou entusiasmado em ouvir o relato da reitora sobre o Laboratório de DNA Forense da Ufal, que é pioneiro nessa área no Nordeste.

A visita americana faz parte do projeto Pontes: Parcerias e Oportunidades com o Nordeste, que vai percorrer os nove estados da região. O evento aconteceu no Palácio República dos Palmares.

Sobre os segmentos de desenvolvimento, o Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, expôs a relevância do setor sucroalcooleiro, do turismo e da indústria do plástico.