NDI define início das aulas para socialização e maternal

A diretora do Núcleo de Educação Infantil, professora Pajuçara Marroquim, anunciou para 2 de março o início do ano letivo para as turmas de socialização e maternal.

09/02/2009 09h41 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h09
Crianças do maternal II B

"Estamos fazendo um mutirão para agilizar a reforma de duas salas e vamos iniciar as aulas para essas duas turmas no dia 2 de março", disse a diretora. "Estamos alegres por podermos iniciar essas aulas no próximo mês, porque  sabemos que é um transtorno na rotina dos pais as aulas não começarem na data prevista”, concluiu Pajuçara.

O Núcleo de Educação Infantil da Ufal recebeu nessa segunda-feira, 9, a maior parte dos 133 alunos que foram matriculados para o ano letivo de 2009. A  psicóloga Maria Betânia Correia de Oliveira, que presta atendimento ao NDI, acompanhou a chegada dos pais e alunos. “Essa é a fase do acolhimento e adaptação para as crianças, por isso a importância da presença dos pais, que muitas vezes estão mais ansiosos que os filhos”, disse ela.

A professora Claudia Calheiros, do Maternal II B, também se desdobrou  para atender os alunos e pais, principalmente os que estavam estreando no NDI. “Nesse primeiro dia tudo é novidade. Eles estão conhecendo a sala, os objetos e os novos colegas. Mas com o tempo eles vão ganhando confiança e se sentindo mais à vontade”, explicou a professora, que precisou ter muito jeito para convencer alguns alunos a ficar na sala.

Lucas Dacal foi um dos alunos que resistiu a ficar, a princípio, mas logo depois resolveu se enturmar. Esse foi o primeiro dia dele na nova escola. “Ele já vem de outra escolinha, mas estava tão ansioso para conhecer a nova que  nem dormiu direito”, contou a mãe de Lucas, Angela Dacal.

Ernesto Luna Paes também não quis ficar, mas foi sendo conquistado pela professora Claudia, que até ganhou um primeiro abraço, ainda tímido.

O NDI atende crianças de 1 a 6 anos de idade e funciona das 7h30 às 17h. O acompanhamento é integral: biopsicossocial e pedagógico. Metade das vagas é destinada aos filhos de professores e técnicos, e a outra metade para os filhos dos estudantes e crianças das comunidades circunvizinhas.

O Núcleo conta com uma grande equipe multidisciplinar que, além de dar assistência social às crianças, propõe ações sócio-educativas e acompanha o dia-a-dia delas em seu progresso educacional. O NDI conta com nutricionistas, pedagogos, enfermeiros, psicólogos e funcionários terceirizados, que auxiliam na limpeza, secretaria e cozinha.

Mais informações: 3214-1109.