Feras foram recepcionados com muita música e alegria

04/02/2009 14h18 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h09
Grupo de Bumba-meu-boi recepciona alunos

Nada de trotes constrangedores ou "torturas". Os “feras” da Ufal, que ingressam nesse primeiro semestre nos Campi Maceió e Arapiraca, foram recepcionados com muita música, alegria e informações importantes para começar a se situar nesse novo universo. A programação do fera começou nessa segunda-feira, 9, e prossegue até sexta-feira, 13 de fevereiro.

Na segunda-feira, à noite, no Campus Maceió, a calourada começou  ao som de uma banda de frevo e um grupo de bumba-meu-boi. Os novos universitários foram saudados, no Ginásio Poliesportivo, pela reitora Ana Dayse Dorea e pró-reitores.

Foram entregues certificados aos primeiros colocados por curso e uma bolsa de iniciação acadêmica aos primeiros colocados em cada área; veja a lista em anexo. Para todos, foi distribuído o Guia do Estudante, elaborado pelas Pró-reitorias de Graduação e Estudantil, apresentando o funcionamento interno e as rotinas acadêmicas da universidade. A Assessoria de comunicação distribuiu uma edição especial da Folha Estudantil impressa, além de divulgada uma edição on-line no site www.ufal.edu.br, contendo informações básicas sobre os direitos e programas destinados aos estudantes.

Durante a exposição que fez para os feras, a pró-reitora de Graduação, professora Graça Tavares, apresentou os principais programas desenvolvidos pela Universidade, com informações sobre os recursos e projetos executados, e falou também sobre a estrutura da universidade e os vários projetos que podem ser desenvolvidos pelos universitários. Entre os programas apresentados pela pró-reitora estão: Programa de Acessibilidade, o Prodocência - Programa de Consolidação das Licenciaturas, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, o Pró-Saúde, entre outros.  A apresentação completa da professora Graça pode ser conferida em anexo.

Na terça-feira, 10, no Auditório da Reitoria, aconteceu a apresentação das pró-reitorias acadêmicas e o funcionamento de cada uma nos pontos que interessam aos universitários. “É preciso que o aluno conheça os programas de inserção disponibilizados pela universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, diz a pró-reitora de Graduação, Graça Tavares.

"É importante que o aluno vivencie a universidade e também conheça os diversos setores de seu interesse, como por exemplo a Biblioteca Central  e  os espaços de convivência existentes no Campus, que dão aspecto de universalidade a todos os cursos. É preciso também  que o aluno que chega  conheça o modelo de ensino superior  existente numa universidade pública federal de ensino superior” explica a pró-reitora.

De quarta-feira, 11, até a sexta-feira 13, os novos alunos serão recepcionados em seus respectivos cursos com programação especial. As aulas do ano letivo 2009 para todos os universitários começam na segunda-feira, 16 de fevereiro, quando a Ufal recebe cerca de 16 mil alunos no Campus Maceió e Arapiraca, de cursos presenciais e a distância.